Antioxidantes como Obstáculos às Moléstias Degenerativas

O que são os radicais livres e antioxidantes?

Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron. 

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Deve ser lembrado os radicais livres também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos "músculos lisos".

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos.

Que alimentos tem maior poder antioxidante?:
Pesquisadores da U. S. Department of Agriculture nutrition center na Tufts University, em Boston, estão testando quais alimentos tem maior poder antioxidante. Para isto, Dr. Ronald Prior e seus colegas, mediram a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos. O problema é que os testes foram feitos com os alimentos comprimidos em tubos. Eles ainda não descobriram como testar o poder antioxidante no corpo humano. Os pesquisadores descobriram que os vegetais e frutas com maior poder antioxidante são os listados na tabela abaixo:
Poder Antioxidante
Pos.
Vegetais
Frutas
1
Repolho
Morango
2
Beterraba
Ameixa
3
Pimenta vermelha
Laranja
4
Brócolis
Uva
5
Espinafre
Maçã
6
Batata
Tomate
7
Milho
Banana
8
.
Pêra
9
.
Melão


Fonte: Copacabanarunners.net/antioxidantes.html


DEZ ALIMENTOS QUE AJUDAM ATRASAR O ENVELHECIMENTO

Conheça os 10 alimentos que ajudam a atrasar o envelhecimento precoce e o maduro.
 1.  Maçã
 2.  Aveia
 3.  Alho
 4.  Soja
 5.  Azeite de oliva
 6.  Tomate
 7.  Castanha-do-pará
 8.  Iogurte
 9.  Semente de linhaça
 10. Uva


1. MAÇÃ
 Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares.A fruta é rica em fibras e vitamina C, reduz risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis.Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, garante que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de laranja (63 calorias em cem gramas).
 A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina,encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo. 

2. AVEIA
 De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.A aveia previne doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório. Para os dentes, combate as cáries. Melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.
 Indicada para controle de diabetes, como estabilizadora do nível de açúcar no sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também como fonte de energia para assimilação lenta e de fibras.

3. ALHO
 Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias. Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a alicina (substância responsável pelo sabor e odor), inibem uma bactéria que causa a úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer gástrico.Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo.Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer.

4. SOJA
 A soja é reconhecidamente o alimento que tem maior teor protéico.Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA.Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).As substancias presentes na soja atuam devido ao fato de que a leguminosa é rica em isoflavonas. É um fitoestrôgenio, pois imita o estrógeno (hormônio sexual feminino). Quando elas entram no organismo da mulher na menopausa, são capturadas pela mesma proteína que carrega
 o hormônio estrógeno. Essa proteína leva as isoflavonas até o receptor do estrógeno, onde elas irão atuar como o hormônio, fazendo o papel dele no corpo da mulher. Consumida três vezes por semana a partir dos 25 anos, ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônio regulares depois da menopausa.


5. AZEITE DE OLIVA
 Evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua idade verdadeira em 2,7 anos.
 Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e são os de maior qualidade. Para ter essa característica, não podem passar por processos térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio, a temperaturas inferiores a 27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e sabor.Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções metabólicas.Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3 e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).Extravirgem significa que o nível de acidez é menor que 1%, vindo da primeira prensagem das azeitonas, que foram processadas a frio(processo que preserva os nutrientes e matém o sabor). Quanto mais escuro, mais o sabor é acentuado. Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e aumenta o HDL. Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa). Cada grama de azeite tem 9 calorias. 1 colher de sopa tem 125 calorias.


6. TOMATE
 Devemos comer o ano inteiro.. Diminui 40% de câncer de esôfago, se você comer apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio contém somente 25 calorias. Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata. O cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, portanto o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru.Coloque azeite de oliva no tomate, para absorver melhor o licopeno. Se for beber suco de tomate coma alguma nozes antes (gordura), pois facilita a absorção do licopeno.10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue.Também é rico em sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.Nunca compre tomates com manchas escuras,partes podres ou emboloradas,Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa. Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

7. CASTANHA-DO-PARÁ
 Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos.Ela é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos radicais livres.Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio no organismo humano. A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tireóide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres.

8. IOGURTE
 O iogurte semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer outro laticínio. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e do complexo B.O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro.Além de equilibrar a microflora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo. A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200 mg ao dia após a menopausa. Um (1)copo de iogurte tem aproximadamente 300 mg de cálcio. Calorias: 90.

9. SEMENTE DE LINHAÇA (flaxseed)
 Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de ácidos graxos do tipo ômega 3. Trabalhos científicos já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem metade, ou seja, 30%. Portanto é uma ótima opção para quem não gosta de peixe ou não pode ter acesso a ele e pretende obter a proteção daquele óleo que é fundamental à nossa saúde. O ômega 3 éprotetor contra as doenças ardiovasculares,pressãoalta, trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes, diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e, inclusive, melhora o ressecamento da lágrima. Pode também ativar o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade. Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante; previne câncer de mama e próstata.O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de preferência diariamente, no café da manhã.. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa.Para diminuir o colesterol ruim (LDL), sintomas de TPM emenopausa, consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada sobre os alimentos.A semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. A semente de linhaça protege e evita a formação de tumores, pois contém 27 componentes anticancerígenos um deles é a LIGNINA (fitoesteróides),substância que imita o estrógeno. Contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até hoje tem esta quantidade de lignina. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

10. UVA
 Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, que deixa sistema imunológico e as artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento
 precoce.A uva vermelha ou preta, presente no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias,prevenindo doenças do coração. Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do vinho, possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres.
  
Fonte: Solbrilhando.com.br; Colaboração: Paulo Mezzacappa

Solução em antioxidantes, composta por uma mistura exclusiva e patenteada de extratos de frutas vermelhas, é ideal para quem não tem tempo de se nutrir corretamente. 


A única forma de proteger o organismo dos efeitos dos radicais livres como conseqüência da vida acelerada e do desgaste físico visível e constante, passa por apostar em alimentos ricos em antioxidantes. O baixo consumo de frutas antioxidantes está entre os dez principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. 

Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o aumento do consumo de frutas vermelhas, frescas ou em suco, dadas as suas propriedades antioxidantes benéficas para a saúde. As razões já são conhecidas, já que contribuem para a diminuição do consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e fornecem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao pleno funcionamento do organismo. 
Num estudo recente da Human Nutrition Research Center on Aging (Centro de Investigação do Impacto dos Alimentos sobre o Envelhecimento), em Boston, conclui que “os mirtilos vão transformar-se num alimento essencial na batalha contra o envelhecimento”. Em causa o fato de este fruto ser rico em nutrientes que impedem a perda de memória, ajudam a combater a depressão e retardam os efeitos da idade. 
Suco Antioxidante de Frutas Vermelhas é composto por uma seleção de frutas que encontram-se no topo da tabela ORAC value que é maneira de se medir quantos radicais livres um alimento é capaz de absorver e contém mais polifenóis antioxidantes que o vinho tinto, chá verde ou suco de laranja. As frutas são:


Romã - que contém mais flavonóides que o vinho tinto e o chá verde e é um antioxidante três vezes mais potente que qualquer outra fruta. É rica em ácidos fenólicos e também em flavonóides, compostos antioxidantes que lhe dão a cor avermelhada. As suas propriedades antioxidantes fazem deste fruto um poderoso protetor contra o cancro e outras doenças. É rica em vitaminas A e E, potássio, ácido fólico e polifenóis, de entre os quais se destacam: punicalaginas, principais responsáveis pelas propriedades antioxidantes do sumo, intervenientes na redução de processos inflamatórios (responsáveis pelo envelhecimento celular, aparecimento de doença coronária e de alguns tipos de cancro). Também é rica em água, a romã é muito pobre em proteínas e gorduras. Contém ainda fibras alimentares, vitaminas C e alguns minerais como o ferro, importante no transporte do oxigénio para as células e na defesa do sistema imunitário. A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas. 

Pêra - Forte antioxidante, fonte de pectina - fibra solúvel. Fornece nutrientes como vitamina C, pró-vitamina A, fibras e água Boa fonte de carboidratos, a pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. Em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras. Valor Calórico:100 gramas de pêra fornecem aproximadamente 53 calorias. 

Mangostão - Super rico em fitonutrientes e em antioxidantes mais poderosos que qualquer vitamina. Estes fitonutrientes, chamados de Xantonas encontrados em mais abundância na casca do fruto Mangostão do que em qualquer outra fonte de comida na terra. Estes Antioxidantes são 100 vezes mais potentes que as vitaminas C&E e demonstraram tremendas propriedades de prevenção e resultados no corpo humano, em estudos científicos a volta do mundo. O Mangostão completo (casca e polpa) contém mais do 40 componentes nutricionais, biológicamente activos, chamados XANTONAS. Além das propriedades antioxidantes, é antibacterianas e antiinflamatória.

Amora - A amora é muito rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antissética depurativa, digestiva, antihemorrágica e anticancerígena. Tem altos níveis de antocianidinas – tipo de flavonóide chamado poliferol que trabalham como antioxidantes, ajudando as células e o colágeno contra os radicais livres.

Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas .


Framboesa - A framboesa é uma potente arma contra os radicais livres por conter grande quantidade de antioxidantes. É uma fruta rica em sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Possui propriedades anti-inflamatórias e possui uma grande quantidade de proteínas e vitaminas A, B1 e B5, manganês, polifenol, ácido gálico. É uma boa fonte de vitamina C e de antocianina, antioxidante que ajuda o organismo a produzir células que repelem vírus e bactérias invasoras. Ajuda a controlar o colesterol e facilita a digestão e a desintoxicação de organismos. As framboesas possuem ainda propriedades antivirais, anticancerígenas e um alto teor de aspirina natural. 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias e possui aproximadamente 4 gramas de fibras.

Mirtilo - rico em antocianidinas, dentre 60 frutas e vegetais de alto poder antioxidante, esta fruta destaca-se como a mais potente, sendo de grande importância para a proteção das células e do colágeno, fortalecimento das paredes das artérias, previne a destruição do colágeno e varizes.

Possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. As suas propriedades antioxidantes vêm do pigmento antocianina, responsável pela sua cor característica. A pele do mirtilo é rica num outro agente antioxidante, o pigmento cianidina, que neutraliza os radicais livres e protege o organismo contra o aparecimento do cancro e de outras doenças associadas à idade. As suas propriedades atuam ainda na prevenção das infecções do aparelho urinário, evitando a concentração dos cristais nos rins. As fibras solúveis ajudam a regular o funcionamento do trânsito intestinal. O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas. Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

Extrato de Sementes de Uvas - contém pró-antocianidinas oligoméricas, um super antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina “C” e 50 vezes mais potente que a vitamina “E”, é considerado como um amigo dos tecidos das paredes das artérias pela alta afinidade que tem com os lipídeos.

Possui uma poderosa ação antioxidante, adstringente e Ação cardiovascular benéfica

INDICAÇÕES: 

Aumentar as defesas do organismo, reforçando o sistema imunológico; 
Reforçar a vitalidade;

Equilibra os radicais livres;

Contribui na manutenção da saúde;

Ajudar nos períodos de convalescença;

Problemas de fadiga e diminuição da performance;

Prevenir o envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres.

PÚBLICO ALVO

Aconselhado a todos que pretendam evitar os efeitos dos radicais livres no seu organismo, permitindo-lhes viver de uma forma saudável e retardar os efeitos do envelhecimento precoce:
• Crianças
• Mulheres e Homens de todas as idades
• Atletas
• Fumantes

MODO DE USAR 

Tomar 30 ml diariamente, de preferência antes de qualquer refeição. 
Como solução isotônica, diluindo 30ml do produto para cada 500ml de água. 
Adicione 10 ml a sua porção diária do Suco de Aloe Vera Puro ou um dos outros que voce costuma tomar. 
Adicione ao iogurte natural. 
Adicione aos cremes para doces e sorvetes. 
Utilize para embeber bolos. 
Depois de atividades físicas ou junto de sua porção de cereal favorito. 
Congele em forminhas de gelo para colocar em drinks. 
Também pode ser consumido puro. Sirva gelado e agite bem antes de usar. 

Fonte: suplementosvitais@gmail.com

Pipoca tem mais antioxidante que frutas e vegetais


Quando preparada sem adição de gordura, a pipoca pode ser benéfica à saúde. Comer pipoca todos os dias pode fazer bem à saúde. Pelo menos é o que indica uma pesquisa apresentada no mês de março/12 durante o encontro da Academia Americana de Química — maior sociedade científica do mundo. De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, a pipoca tem uma concentração de polifenóis, um antioxidante benéfico à saúde, maior do que frutas e vegetais.

 O estudo foi conduzido por Joe Vinson, pioneiro em analisar a composição de substâncias saudáveis em alimentos como chocolate e castanhas. Segundo ele, os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque o salgado tem somente 4% de água, aproximadamente. Em frutas e vegetais, a substância se dilui nos 90% de água que compõe esses alimentos.

 O pesquisador descobriu ainda que a casca da pipoca – aquela parte mais escura, que às vezes fica presa entre os dentes – detém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras. 

 De acordo com Vilson, a quantia de polifenóis presente em uma porção de 33 gramas de pipoca é de mais de 300 miligramas, frente aos 160 miligramas de uma porção de 80 gramas de uma fruta qualquer. Com isso, a ingestão de 100 gramas de pipoca por dia pode suprir 13% do ideal de ingestão diária de polifenóis.

Preparo

 Por outro lado, fazer a pipoca com muito óleo, usar manteiga ou colocar muito sal, podem transformá-la em uma bomba de gordura. As pipocas de micro-ondas também não são recomendáveis. De acordo com o pesquisador, elas têm duas vezes mais calorias do que as feitas no vapor.  "As pipocas preparadas em vapor têm as mais baixas taxas de calorias", diz Vinson

 Vinson alerta que, obviamente, a pipoca não substitui a necessidade de ingestão de frutas e vegetais em uma dieta saudável e balanceada. Esses alimentos contêm vitaminas e nutrientes fundamentais para a saúde que não estão presentes na pipoca

Polifenóis
 São micronutrientes abundantes na dieta conhecidos por seu papel antioxidante. Ao proteger as células do organismo contra os danos causados por radicais livres, ele desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. A substância já foi encontrada em outros alimentos, como chocolate, frutas roxas, vinho tinto e o chá verde. 

Micronutrientes
 São substâncias, como iodo e vitamina A, das quais o corpo humano necessita, em quantidades minúsculas (daí o nome), para produzir enzimas e hormônios essenciais para ter um desenvolvimento saudável.

Fonte: Veja On Line


O poder das frutas antioxidantes

O verão se aproxima e manter-se hidratado e alimentar-se de forma saudável são as melhores maneiras para enfrentar o calor e, além disso, manter-se com saúde. As frutas antioxidantes são ótimas aliadas, pois fornecem nutrientes necessários ao organismo e auxiliam na prevenção de doenças.



As substâncias antioxidantes previnem a oxidação de outros elementos químicos e podem paralisar a ação dos radicais livres no organismo, antes que esses danifiquem moléculas importantes do corpo, gerando possíveis doenças e desconfortos.




Esses alimentos são excelentes na prevenção de cânceres, doenças respiratórias e cardiovasculares. Conheça abaixo algumas frutas que, além de grande poder antioxidante, trazem outros benefícios à saúde:

Framboesa



Muito utilizada na fabricação de doces, bolos e tortas, é rica em sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e em fibras. A framboesa auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne cânceres e é indicada também para prisão de ventre, reumatismo e outras doenças, principalmente as que afetam fígado e rins.

Açaí



Fruta característica da Região Norte do Brasil e muito consumida “na tigela”, o açaí também pode ser saboreado em sucos, doces, sorvetes, geléias. É rico em proteínas, fibras, lipídios, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular.

Blueberry (uva do monte)



Fruta que reduz o mau colesterol e, conseqüentemente os riscos de infartos e doenças do coração, ajuda na prevenção e tratamento de infecções do trato urinário e além de reduzir a taxa de açúcar no sangue. A blueberry é rica em magnésio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas B2, B6 e C.

Cranberries



Excelente para manter o trato urinário saudável, ajudando na prevenção e tratamento de infecções urinárias, a fruta também auxilia na digestão e na diminuição dos níveis do mau colesterol no sangue.

Romã



Fruta típica nas festas de final de ano, a romã é excelente protetora contra doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir os teores de colesterol. A fruta é uma das mais ricas em manganês e, além disso, tem em sua composição: proteínas, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas B2, C e D.



Fonte: Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.


Conheça os melhores alimentos Antioxidantes

Alimentos antioxidantes são aqueles que tem o poder de neutralizar os efeitos da oxidação no organismo e a produção de radicais livres.  Estes alimentos ajudam você a se manter mais jovem por mais tempo além de deixar o ponteiro da balança estável e até fazer que você perca peso se for o caso,  quanto mais alimentos antioxidantes você ingerir durante o dia menos chances de sofrer com perda de memória, câncer e doenças cardiovasculares. Os melhores alimentos antioxidantes são aqueles que contém maior índice CARO, ou índice de capacidade de absorção dos radicais do oxigênio, isto é, que se dão melhor na batalha contra a oxidação e detonam mais radicais livres, abaixo uma lista de alimentos com bons níveis desse índice e seus benefícios.
Melhores Alimentos Antioxidantes:

Mirtilo - Índice CARO: Altíssimo
O Mirtilo também conhecido como Blueberry tem o poder de reduzir inflamações, recuperar os efeitos do envelhecimento cognitivo, melhorar a memória e o equilíbrio.

Alcachofra - Índice CARO: Altíssimo

A alcachofra tem o poder de baixar o colesterol devido a grande quantidade de fitoquímicos, eles reduzem a carga de radicais livres e desaceleram o processo de envelhecimento e diminuem as possibilidades de desenvolver doenças degenerativas.

Canela – Índice CARO: Altíssimo

Uma colher de chá de canela por dia já é o suficiente para prevenir o Alzheimer, além disso a canela melhora as funções metabólicas.

Feijão – Índice CARO: Altíssimo

O feijão está carregado de fitoquímicos como a saponina, ácido fítico, e inibidores de protease que podem proteger as células das ameaças e danos do câncer.

Ameixa Fresca – Índice CARO: Alto

A Ameixa Fresca tem o poder de ativar as atividades do cérebro aumentando a concentração de neurotransmissores, esse processo auxilia na diminuição da ansiedade e pode evitar a depressão.

Chocolate Amargo – Índice CARO: Alto

O Chocolate Amargo é riquíssimo em flavonoides, indispensáveis para o bom funcionamento do coração e melhor cicatrização já que essa substância promove um relaxamento dos vasos sanguíneos.

Cereja – Índice CARO: Alto

A Cereja é cheia de antocianinas capazes de ajudar no emagrecimento, na redução do colesterol e do nível de açúcar no sangue além das propriedades anti-inflamatórias e  flavonoides que fazem bem ao coração.

Toranja – Índice CARO: Médio

A Toranja ou Grapefruit vermelho ajuda a perder peso além de conter uma grande quantidade de licopeno, antioxidante fundamental na prevenção do câncer.

Ameixa Seca – Índice CARO: Médio

A Ameixa Seca é rica em vitamina K e boro, nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos, a vitamina K também é muito importante para a cicatrização e o boro um auxiliar nas reações enzimáticas metabólicas.

Fonte: Mulheresperta.com.br

Radicais livres? Antioxidantes... o que são?

Certamente já ouviu falar em radicais livres, envelhecimento, antioxidantes... Mas.... Sabe o que realmente são? Sabe o mal que fazem os radicais livres e o bem que fazem os antioxidantes? Neste artigo explicamos o que fazem e como actuam!

O que são radicais livres?

Radicais livres são moléculas instáveis, pelo facto dos seus átomos possuírem um número ímpar de electrões. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um electrão. 

Radicais livres são inimigos do organismo. Eles reagem com tudo o que encontram pela frente destruindo a estrutura e a integridade das células, estando ligados principalmente ao desenvolvimento do cancro e do envelhecimento precoce.

Os radicais livres são abundantes em alimentos ricos em gordura, açúcar ou álcool, bem como em substâncias químicas tóxicas, no ar e água poluídos. Os radicais livres são criados pelo próprio acto de respirar. 

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes ajudam o organismo a proteger-se da acção danosa e perigosas dos radicais livres.

Existe uma evidência de que uma alimentação rica em antioxidantes, tais como os encontrados nas frutas e vegetais, está associada a um menor risco de certos tipos de cancro e doenças coronárias. Trata-se de uma área que é objecto de uma intensa investigação científica. 

Quais são os principais antioxidantes? 

As vitaminas C e E e o beta-caroteno, que se encontram essencialmente nas frutas e vegetais, são os antioxidantes mais conhecidos. Existem centenas, talvez milhares, de outros antioxidantes fitossusbtâncias, que ocorrem naturalmente nos alimentos e nas bebidas.

Os flavonóides são um tipo específico de fitossubstâncias que se encontram nos chás verde e preto, nas maçãs, cebolas e outros alimentos. As fitossubstâncias são objecto de estudo intenso devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. 

Quais são os antioxidantes mais activos? 

Apesar do chá não ser um substituto das frutas e vegetais numa dieta equilibrada, alguns estudos sugerem que o chá é potencialmente mais rico em antioxidantes do que muitos vegetais e frutas. 

Estudos realizados in vitro, pelos investigadores da USDA, verificaram que uma chávena de chá preto ou verde é mais eficaz do que uma porção de alguns vegetais, tais como alho, bróculos, cenouras e couves-de-bruxelas, na eliminação de radicais livres. 

A alimentação pode combater os radicais livres? 

Uma alimentação equilibrada e rica em frutas e vegetais retarda o envelhecimento precoce combatendo os radicais livres, além de trazer outros benefícios. 

Que alimentos têm maior poder antioxidante? 

Pesquisadores da USDA nutrition center na Tufts University, em Boston, estão a testar quais alimentos tem maior poder antioxidante. O teste foi realizado in vitro, ainda não descobriram como testar o poder antioxidante no corpo humano. Mas os alimentos com maior poder antioxidante são:

Vegetais: Alho, Cebola, Repolho, Beterraba, Brócolis, Espinafre, Aipo; Frutas: Uvas, Morango, Maçã, Laranja, Tomate, Ameixa, Melão, Banana, Pêra. 

Exercícios físicos produzem radicais livres? 

Existem vários factores que aumentam a produção de radicais livres no organismo como por exemplo infecções, radiações, doenças. A actividade física intensa também é um dos factores que aumenta a produção de radicais livres. Os atletas e praticantes de actividade física, sendo ela intensa e prolongada, estão mais susceptíveis à produção de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce. 

Em novas pesquisas, verificou-se que, na dose certa, os exercícios melhoram a actividade anti-radicais livres, chamada antioxidante, pelo aumento das enzimas bloqueadoras. Assim, quem pratica exercícios bem orientados, embora aumente a quantidade de radicais livres, dá ao corpo melhor capacidade para lidar com eles. A neutralização do excesso de radicais livres é imprescindível para manter a saúde e a juventude. 

Fonte: Ediets.com.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário