Noni - Poderoso contra Doenças

Noni: a planta que cura 27 enfermidades

Vez por outra, uma planta aparece no cenário nacional com a promessa de curar vários tipos de doenças. Em alguns casos, a fama é comprovada, em outros, os efeitos colaterais acabam por desmistificar o uso exagerado. Há algum tempo, os piauienses conheceram uma planta comum do Taiti, chamada popularmente de Noni. Muitos pesquisadores estão estudando os efeitos de seu fruto e já comprovaram, com 75% de eficiência, os efeitos positivos para a cura de 27 enfermidades

A planta chegou à Universidade Federal do Piauí há quatro anos e vem sendo alvo de diversos estudos. O fruto noni, que lembra uma graviola ou fruta do conde, é transformado em suco e misturado com suco de uva ou goiaba, em proporções já estabelecidas. O suco combate, entre outras doenças, artrite, artrose, reumatismo, diabetes tipo 1 e 2, dores de cabeça, impotência sexual, perda de peso e hipertensão. A planta pode chegar a três metros de altura e produz durante o ano inteiro. 

O professor do curso de Agronomia e coordenador do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais da UFPI, Francisco Rodrigues Leal, diz que o noni já tem seu espaço garantido na Fitoterapia. “É uma fruta com um sabor e um cheiro diferentes que, aos poucos, a gente se acostuma. No seu país de origem, a fruta é largamente consumida in natura, como nós comemos a goiaba aqui”, comentou o professor. 

De acordo com informações de Francisco Leal, o noni funciona porque tem como princípio elevar a imunidade da pessoa e recuperar as células danificadas. “Além, é claro de toda a riqueza de vitaminas e aminoácidos contidos na fruta”, disse. O concentrado deve ser feito na seguinte proporção: 89% da polpa da fruta e 11% de suco de uva ou goiaba. “Se o paciente fizer em um copo de 100ml deve usar 60% de polpa e 40% de suco de uva ou goiaba”, disse. 

A empresária Margarida dos Santos, de 55 anos, já pagou caro pela garrafa de suco comercializada no Brasil. “Comprei a garrafa em São Paulo. Eu sofria de refluxo gastro-esofágico e depois de 15 dias tomando o suco o problema começou a diminuir — já o remédio não tinha adiantado. O bem-estar aumentou, a pele melhorou bastante e meu cabelo parou de cair como vinha acontecendo de forma dramática. Já tomo o suco há três meses, de manhã em jejum”, informou. 

Francisco Leal alertou, porém, que cada caso é um caso. O paciente deve procurar orientação de um fitoterapeuta, para não correr o risco de usar medidas diferentes ou simplesmente não saber o tempo correto do tratamento. O setor de agronomia da UFPI conta hoje com pouco mais de cem plantas de noni e distribui mudas, em pequena quantidade, para a população.

Produto ainda não tem registro na Anvisa

A popularidade do Noni em alguns países está intimamente ligada ao seu poder terapêutico. Em 2003, a fruta virou febre nos Estados Unidos, que por lá, é misturada com blueberry ou cranberry. Em tempo: o cranberry, uma frutinha vermelha do Hemisfério Norte, é parente da groselha e, acredita-se, do cupuaçu. De acordo com estatísticas de 2003, uma garrafa do suco era vendida a cada dois segundos (ou menos) pelo mundo afora — sem falar das cápsulas e dos chás. Muitas pessoas também revendem o suco na Internet. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - informou, em maio de 2007, que o noni não possui histórico de consumo no Brasil e, portanto, a comercialização de qualquer alimento contendo esse ingrediente só será permitida após a comprovação de sua segurança de uso e registro na Anvisa. Ressaltou ainda que, de acordo com o artigo 56 do Decreto-Lei nº. 986/69 os produtos com finalidade terapêutica ou medicamentosa não são considerados alimentos

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e de vários outros estados brasileiros proibiram a comercialização do suco vendido no Brasil, exatamente por causa da não comprovação da segurança da Anvisa. Controvérsias à parte, quem faz uso do suco do noni diz que seus efeitos são únicos e não se arrependem de tomar, diariamente.

Fonte: Portalodia.com

O Suco de Noni e o Diabetes 

 Qui, 30 de Dezembro de 2010 08:42  Acessos: 93923 
O Suco de Noni apareceu pela primeira vez em meu consultório há aproximadamente 05 anos. Um de meus pacientes tinha feito uma viagem de férias ao Caribe e trouxe algumas garrafas deste fantástico suco para meu conhecimento.  Segundo ele, o Suco tinha diversas propriedades farmacológicas, podendo inclusive ser utilizado efetivamente para o tratamento do Diabetes Mellitus. Como não conhecia muito sobre o assunto, orientei a ele que evitasse o consumo do suco e que mantivesse seu tratamento regular. Mas, logicamente, esta não foi a única vez que fui perguntado sobre este “milagroso” suco. Decidi então pesquisar um pouco mais e falar sobre ele na coluna do Site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O nome científico do Noni é Morinda citrifoli. Originário do Sudoeste da Ásia, ele foi extremamente difundido na Índia e foi trazido pelo Oceano Pacífico até as ilhas da Polinésia Francesa. No Japão, a árvore é conhecida como “Yaeyama-aoki”, sendo inclusive encontrada na Prefeitura de Okinawa.  A árvore da onde o fruto é colhido pode atingir até 9 metros de altura e tem folhas largas, de cor verde escuro. O fruto é oval e atinge 4 a 7 cm de tamanho. Ele tem uma cor branca quando colhido e um odor muito forte e característico. Embora o odor não seja muito agradável, o fruto pode ser comido cru ou cozido, assim como as sementes do fruto, que normalmente são ingeridas após assadas.

É impressionante a quantidade de propriedades medicinais atribuídas ao Suco de Noni. Além de suas propriedades contra o DM, encontrei relatos também de efeitos antiinflamatórios, analgésicos, anti-sépticos e até mesmo anti-cancerígenos. Não temos como discutir todos estes efeitos milagrosos, então vou descrever principalmente o que existe de evidência científica para o tratamento do Diabetes.

Existem alguns artigos investigando os efeitos do suco de Noni sobre a glicose plasmática. É importante observar que estes estudos foram realizados principalmente em ratos, e não em humanos. Os estudos comprovam que parecem existir algumas substâncias presentes no Suco de Noni (entre elas, alguns potentes anti-oxidantes e substâncias chamadas antroquinonas) que realmente exercem efeitos na redução dos níveis de glicose plasmáticos. Os possíveis efeitos benéficos incluem uma melhora da secreção de insulina pelo pâncreas assim como uma redução na velocidade da absorção da glicose no intestino.  Além disso, a presença de potentes anti-oxidantes pode explicar parcialmente alguns dos outros possíveis efeitos benéficos do produto. Embora estes benefícios tenham sido demonstrados (novamente, principalmente em ratos e outros modelos animais), os possíveis efeitos colaterais não foram avaliados nestes estudos.

Acho que é extremamente importante lembrar que precisamos de estudos em humanos para podermos afirmar que um produto é eficaz no tratamento de uma doença. No caso do Suco de Noni, não consegui encontrar nenhum estudo clínico em humanos que demonstrassem não só os benefícios, mas também os possíveis efeitos colaterais deste produto. Além disso, como em outros “produtos naturais”, encontrei relatos de pacientes que apresentaram graves efeitos colaterais, incluindo lesão no fígado e nos rins com o suco de Noni. Mais ainda. Um estudo realizado no Brasil, utilizando modelos animais, demonstrou que o Suco de Noni também pode ter feitos adversos graves sobre a gestação.

Com base na ausência de estudos em humanos, e na existência de possíveis efeitos deletérios, a ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), em 2004, verificou que o Suco de Noni vinha sendo comercializado no Brasil e que diversas propriedades medicinais (descritas acima) vinham sendo atribuídas a ele em peças promocionais. Devido a esta promoção indevida, mais de 15 peças publicitárias foram suspensas nesta época.  Da mesma forma, o FDA (Federal Drug Administration), o órgão americano responsável pela aprovação de alimentos e medicamentos nos EUA, também não aprovou o Suco de Noni. Acredito que a melhor maneira de terminar esta coluna seja com um parágrafo retirado diretamente do Site da ANVISA, na íntegra:

“As publicações científicas sobre o Suco de Noni têm trazido muita controvérsia sobre sua segurança como alimento. Considerando tratar-se de uma solicitação de registro de um novo alimento sem histórico de consumo no país e que teria consumo livre sem supervisão profissional, a avaliação de sua segurança deve ser baseada em critérios rígidos. É notória, ainda, a falta de estudos sistemáticos avaliando o Suco de Noni em humanos nos países onde o produto é comercializado. Assim, as evidências científicas avaliadas até o momento não comprovam a segurança dos produtos contendo Morinda citrifolia para uso como alimento.
 Portanto, com o intuito de proteger e promover a saúde da população, os produtos contendo Noni não devem ser comercializados no Brasil como alimento até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso sejam atendidos.”

Se você conhecer algum outro produto que vem sendo utilizado para o tratamento do Diabetes, mande para a nossa coluna. Lembre-se que pode ser algo que interessa não apenas a você, mas a outros pacientes com Diabetes.

 Dr. Rodrigo O. Moreira
Médico Endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE)

Fonte: Diabetes.org.br

Suco Universal de Noni 

COMO PREPARAR O SUCO DE NONI. 

ATENÇÃO!: P/ TOMAR EM DOSES DE 30ML. EM JEJUM PELA MANHÃ.

INGREDIENTES:

1 LITRO DE SUCO DE UVA INTEGRAL (SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR)

1 POTE DE NONI 250ML

JUNTO OS DOIS INGREDIENTES E BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR

PARABÉNS! O SEU SUCO DE NONI ESTA PRONTO P SER CONSUMIDO EM DOSES DE 30ML.

VALIDADE: >>> CONSERVAR SEMPRE NA GELADEIRA E CONSUMIR NO PRAZO DE 45 DIAS.

TOME SEMPRE UMA DOSE DE 30ML PELA MANHÃ EM JEJUM.


 TABELA NUTRICIONAL DO NONI   (valores por 30 ml).  
  
       Os curadores polinésios nativos falam dos incontáveis usos do noni. Esse fruto intrigante era o segredo de uma vida plena de saúde. O NONI representa o mais puro espírito da tradição, cultura e legado da Polinésia Francesa.  
         
       A vasta quantidade de nutrientes e outras substâncias existentes no Noni (cujo pH está entre 3 e 4) faz dele um dos produtos naturais nutricionalmente mais ricos que a humanidade já conheceu. 
         
       Conheça a tabela nutricional do Noni

         
       Conteúdo                              Quantidade                           %RDA 
               
            Vitamina A                          5.88 IU                              0.117% 
            Vitamina C                          6.029 mg                               10% 
            Cálcio                                   6.76 mg                            0.67% 
            Ferro                                 0.1088 mg                            0.60% 
            Vitamina E                            0.235 IU                            0.78% 
            Vitamina B1                        0.0029 mg                          0.196% 
            Vitamina B2                        0.0029 mg                            0.17% 
            Niacina                                 0.147 mg                          0.735% 
            Vitamina B6                          0.038 mg                            1,91% 
            Ácido Fórbico                          7.35 mcg                           1,84% 
            Vitamina B12                        0.097 mg                             1.62% 
            Biotina                                   1.47 mcg                            0.49% 
            Ácido Pantotênico                  0.147 mcg                            1.47% 
            Fósforo                                 2.058 mg                           0.205% 
            Magnésio                              3.088 mg                           0.772% 
            Zinco                                    0.047 mg                           0.313% 
            Cobre                                   0.006 mg                           0.294% 
            Cromo                                  0.147 mg  
            Manganês                               0.25 mg 
            Molibidênio                            0.294 mg 
            Sódio                                    12.35 mg 
            Potássio                                28.52 mg 
            Carboidrato total                  3.0 gramas 
            Frutose                               1.2 gramas 
            Glicose                                1.1 gramas 
            Fibra                                   0.7 gramas
            Calorias                                    10 kcal
             
            Essencialmente não contém gorduras e colesterol.
            

       Componentes nutracêuticos no Noni 
         
            Acetin Gluco p                                                Histadina 
            Ácido Caprilico                                              Isoleucina 
            Ácido Capróico                                                 Leucina 
            Ácido Ursólico                                                     Lisina 
            Alananina                                                     Magnésio 
            Alcaloide                                                       Metionina 
            Alizarina                                                     Morindadiol 
            Antraquinonas                                               Morindina  
            Arginina                                                       Morindona 
            Aspargo                                                Nodamnacantal  
            Asperulosido                                         Oligoelementos 
            Ativadores                                               de Serotonina 
            Múltiplos Receptores                                         Proteína 
            Bioflavanóides                                           Proxeronase 
            Carbohidratos                                             Proxeronina 
            Carbono                                                  Proxeroninase 
            Carotenóides                                                 Rubiadina 
            Cisteína                                                 Rubiadina MME 
            Cistina                                                              Selênio 
            Clororrubina                                                        Serina 
            Cofatores                                                   SeroTbonina 
            Damnacanthal                                              Serotonina 
            Enzimas                                                          Sitosterol 
            Escopoletina                                                         Sódio 
            Esterois Vegetais                                             Terpenos 
            Fenilalanina                                                      Tirosina 
            Ferro                                                               Treonina 
            Fosfáto                                                          Triptofano 
            Glicina                                                                 Valina 
            Glicosideos                                                     Vitaminas 
            Glucopiranoso                                                   Xeronina 
            Glutamato                                                           Prolina 
                
       entre outras substâncias. 
         Fonte:  http://www.nonionline.com.br/tb_nutricional.htm



Um comentário:

  1. nossa eu vou tomar o noni já tomei mais foi só uma vez a minha amiga tem uma irma que tem varios pes dele do noni vou tomar

    ResponderExcluir