Dieta Anti-Inflamatória para prevenção e cura



 A Dieta Antiinflamatória      

A Dieta Antiinflamatória do Dr.Perricone é o alicerce do Programa Perricone.

 Os alimentos e bebidas corretos irão ajudar a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento e doenças relacionadas à condições degenerativas – ambas físicas e mentais.
 A escolha dos alimentos e das bebidas adequados, irá garantir que a nossa pele fique com aparência jovem e radiante e que fiquemos bem dispostos e com níveis de energia elevados.

 Esses alimentos e bebidas agem como antiinflamatórios naturais e ajudam a manter os níveis normais de insulina e açúcar no sangue. Os benefícios incomparáveis na saúde e na beleza proporcionados pela Dieta Antiinflamatória do Dr. Perricone podem ser notados em apenas 3 dias.
 
"Antes de iniciar uma refeição, lembre-se: necessito de uma proteína, de um carboidrato bom e  de uma pequena quantidade de gordura insaturada."
 Dr. Nicholas Perricone  

  O Poder da Proteína      


Proteína é o componente básico da vida. De fato, a palavra “proteína” é provinda de povos gregos da antiguidade e quer dizer “de primeira importância”. O corpo não pode crescer ou funcionar sem ela. Quando a quantidade ingerida de proteína não é suficiente, o corpo é forçado a alimentar-se de “si mesmo”. Isso causa tanto a flacidez da pele quanto a diminuição da massa muscular.
 As proteínas são essenciais para o reparo celular. Sem as proteínas adequadas, nosso corpo entra em “modo de envelhecimento acelerado”. Nossos músculos, órgãos, ossos, cartilagens, pele e anticorpos que nos protegem das doenças, são feitos de proteínas.
 Lembre-se deste simples fato: nós não podemos armazenar proteína no nosso corpo. Para manter nosso corpo e rosto firmes e saudáveis, devemos suprí-los com proteínas de alta qualidade todos os dias, em três refeições e dois lanches.

 As proteínas recomendadas incluem:

 Peixe – Salmão é a melhor opção;
  mariscos;
  peito de frango desossado e sem pele,
  ovos - Preferencialmente a clara,
  tofu,
  iogurte 
  peito de peru.

 PROTEÍNA PRIMEIRO!

Lembre-se de sempre comer a proteína primeiro para evitar que os outros alimentos causem efeitos negativos na concentração de açúcar do sangue. E mais, as proteínas irão ajudar a diminuir seu apetite e evitar que você coma além do que precisa!  

  Carboidratos bons      

Açúcar, Inflamação e Envelhecimento

 Açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico – frutas e vegetais que rapidamente se convertem em açúcar – geram inflamação a nível celular por todo o nosso corpo. Se você ingere uma grande quantidade de açúcar refinado ou um prato cheio de macarrão – que se converte rapidamente em açúcar na corrente sanguínea – o açúcar dispara a liberação de insulina pelo pâncreas para controlar o nível de açúcar no sangue. 

O Paradoxo dos Carboidratos e da Produção de Gordura

Sempre que o açúcar aumenta os níveis de insulina no corpo, gordura é acumulada. Isso leva à obesidade, mesmo que a quantidade calórica ingerida não seja excessiva. Um bolinho de arroz tem 45 calorias e nenhuma grama de gordura, mas o que o faz tão maléfico? O grande problema é o fato de os bolinhos de arroz se converterem rapidamente em açúcar no sangue por causa do alto índice glicêmico do arroz, o que o torna pro-inflamatório. Alimentar-se de arroz ou um bolo de milho irá causar uma resposta da insulina que nos faz acumular e não queimar gordura.

 Mas o corpo precisa de carboidratos para funcionar, então como fazer? A solução está em alimentar-se com carboidratos bons e na quantidade ideal. O Dr. Perricone recomenda de 4 a 7 porções de carboidratos de baixo índice glicêmico (carboidratos bons) na forma de frutas e vegetais, feijões e legumes e toda gama de grãos como a aveia não instantênea. Os alimentos desse grupo estão repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes, que propiciarão saúde e juventude, fornecendo, ao mesmo tempo, a energia necessária. Esses alimentos também contêm água, que ajuda na hidratação da pele e do corpo. O Dr. Perricone recomenda produtos frescos ou congelados e sugere evitar enlatados, uma vez que o aquecimento e o processamento destroem muitos nutrientes, ao mesmo tempo em que acrescentam elementos indesejados: açúcar e sal.



Carboidratos Bons Carboidratos Ruins
Amêndoas, Avelãs e Nozes Pão e Cereais processados
Maçã, Pêssego, Pera e Ameixa Sucos de Frutas e Frutas Secas
Blueberries, Melão Cantalupo e Amora Uva, Laranja e Banana
Aspargos, Repolho, Couve, Brócolis e Espinafre Cenoura, Ervilha, Milho e Batata
Feijões – preto e marrom Arroz e Massa
Aveia não instantânea Panquecas e Waffles

Gorduras Saudáveis      

 Nós precisamos de gorduras saudáveis, assim como as encontradas no salmão, sardinhas e outros peixes de águas geladas; azeite extra virgem, nozes, sementes, abacate e açaí. Essas “gorduras boas” irão nos ajudar a absorver os nutrientes dos vegetais e das frutas; a manter nossa pele radiante e sem rugas e nosso cérebro aguçado.  
  Ácidos Graxos Essenciais      


Os ácidos graxos Ômega-3 são particularmente importantes e a sua melhor fonte são os anteriormente mencionados peixes de águas geladas e óleos de peixes em cápsulas. As nozes e as sementes ficam como segunda opção.

 De qualquer forma, os ácidos graxos Ômega -3 não são o único tipo de ácido graxo necessário para uma boa saúde, os ácidos graxos Ômega -6 e Ômega-9 também são importantes. Todos eles são necessários para formar e manter a estrutura e integridade das membranas celulares; para promover combustível para a energia celular e para criar as prostaglandinas e os eicosanóides, que regulam as funções metabólicas-chave.

Como o corpo não fabrica esses ácidos graxos essenciais, nós precisamos fornecer ao corpo através da dieta. Muitos de nós consumimos uma quantidade baixa de ácidos graxos essenciais comparados com a quantidade de ácidos graxos saturados ingeridos, como por exemplo, os encontrados aos montes nos laticínios e nas carnes (todos nós sabemos que as gorduras saturadas são pro-inflamatórias e são associadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares).

Melhores opções de Ácidos Graxos Essenciais Ômega-3 (Ácido Linoléico)

  Peixes de águas geladas como salmão, sardinha, anchova, arenque e truta;
  óleos de semente de linhaça (os óleos de semente de linhaça contêm a maior concentração linoléica que qualquer outro alimento), sementes de linhaça, nozes, sementes de abóbora e sementes de gergelim;
  abacate;
  alguns vegetais verde-escuro como espinafre e couve.

 Melhores opções para Ácidos Graxos Ômega-6 (Ácido Linoléico):

 Óleo de semente de linhaça e linhaça;
  óleo de cártamo, sementes de cártamo;
  óleo de semente de uva;
  sementes de abóbora;
  pistache;
  sementes de girasol cruas;
  óleo de borragem;
  óleo de prímula;
  açaí.

 Óleos de milho, de girasol, de soja e de caroço de algodão também são fontes de ácido linoléico, mas são refinados e podem ser deficientes em nutrientes.

Melhores opções para Ácidos Graxos Essenciais Ômega-9 (Ácido Oléico)

Embora o Ômega-9 não seja tecnicamente classificado como ácido graxo essencial (o nosso corpo pode fabricá-lo), alimentos ricos em ácido oléico são recomendados porque o Ômega-9 ajuda a evitar o cancer, diminui o risco de ataques do coração e a arteriosclerose.

 Óleo de oliva extra virgem e azeitonas;
  abacate;
  amêndoas;
  amendoim;
  óleo de gergelim;
  nozes-pecãs;
  pistache;
  castanhas;
  avelãs;
  macadamias.  
  A Importância de beber água      

A água natural é um componente essencial da Dieta Antiinflamatória. A água irá ajudar a combater a inflamação celular que acontece no nosso corpo.

 Aproximadamente 65 a 70% do peso do corpo é composto por água. A água mantém a hidratação corporal, transporta oxigênio pelo corpo e ajuda a conduzir nutrientes pelo corpo. A água é necessária para manter a temperatura interna do corpo ideal e, de fato, toda função biológica precisa da ajuda da água.

A água naturalmente diminui o apetite e ajuda o corpo a metabolizar a gordura acumulada. Os estudos têm mostrado que se reduzirmos a quantidade de água ingerida, a gordura é automaticamente acumulada e vice versa. Uma das funções da nossa vida é converter gordura acumulada em energia. Os nossos rins não funcionam perfeitamente sem água suficiente, e, quando isso acontece, o fígado entra em ação para ajudar a função renal. Isso resulta na baixa eficiência do fígado para metabolizar as gorduras tão rapidamente quanto deveria. Como resultado, ele metaboliza menos gordura e mais gordura fica remanescente para acumular-se no nosso corpo.

Fonte: Perricone.com.br

Inflamação no corpo pode causar problemas, tais como câncer e doenças cardiovasculares fatais. Essa dieta reduz a inflamação e reduz o risco de doença. 

 Dietas não são apenas para perda de peso. A dieta anti-inflamatória promete reduzir a inflamação e reduzir o risco da doença, tornando o corpo mais saudável em geral. Esta dieta não se destina a ser que uma dieta de perda de peso, mas em vez disso, promove uma maneira mais saudável de comer para a vida. Esta dieta não só reduz a inflamação, ele também fornece uma abundância de vitaminas e minerais. 

 A inflamação é a resposta do corpo a lesão. É caracterizada por inchaço, dor e vermelhidão. Inflamação pode ser prejudicial para o organismo. Quando a inflamação ocorre no tecido saudável, ele pode causar câncer, doenças cardiovasculares, a doença de Alzheimer e outra idade relacionadas com doenças. 

 Dieta anti-inflamatória 

 Dr. Andrew Weil projetou uma pirâmide alimentar anti-inflamatória. Alimentos que devem ser comidos diariamente sobre esta dieta são as seguintes: 

 5 porções de vegetais orgânicos 
 4 porções de frutas orgânicas 
 5 porções de grãos integrais 
 2 porções de feijão e legumes 
 5 porções de gorduras saudáveis, como azeite e nozes 
 2 porções de soja inteira 
 n/a xícaras de chá 

 Dr. Weil também recomenda comer duas porções de massa al dente, pelo menos 2 porções de peixe e marisco e 2 porções de outras proteínas por semana. Quantidades ilimitadas de cogumelos asiáticos e especiarias podem ser comidas. 

 Plano de dieta anti-inflamatória do Dr. Weil, também conhecida como a dieta de saúde ideal, não é a dieta só anti-inflamatórios disponível. O plano de promessa Perricone promete resultados semelhantes, bem como efeitos anti-envelhecimento. 



 Suplementos são uma grande parte de uma dieta anti-inflamatória. Dr. Weil sugere tomar 200 mg. de vitamina C, um suplemento de cálcio, 200 mcg. de selênio, 1000 IU da vitamina D, 44 IU da vitamina e e 400 mcg. de ácido fólico. Aqueles que não comem peixe devem ter um 1-2 g de óleo de peixe diariamente. 

 Dicas de dieta anti-inflamatória 
 Ingestão de limite de carne vermelha, laticínios, saturadas e gorduras trans e alimentos processados. 
 Evite comer alimentos feitos com farinha, xarope de milho de alta frutose e açúcar. 
 Cozinhe os alimentos com azeite em vez de óleo vegetal. 
 Aumente o consumo de ácidos graxos ômega-3. 
 Limite a quantidade de proteína animal comida. Coma proteínas vegetais em vez disso. 
 Coma a abundância de fibra por dia, aumentando o consumo de frutas e produtos hortícolas. 
 Comer organicamente, tanto quanto possível e adicionar alimentos feitos com soja à sua dieta. 
 Evite beber café. Beba chá em vez disso. 
 Beba 8 copos de água por dia. 


 A maioria das pessoas em uma dieta anti-inflamatória ver uma mudança dentro de algumas semanas. Alguns benefícios das dietas anti-inflamatórias incluem uma redução na dor da artrite, depressão e os níveis de colesterol. Mesmo aqueles sem inflamação podem beneficiar desta dieta saudável. 

 Fontes: 

Autor: Madeleine Rodriguez; Appforce.net


Cardápio da dieta anti-inflamatória

Inspire-se neste cardápio, elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, para montar refeições ricas em alimentos anti-inflamatórios. Resultado: você pode perder 2 quilos por semana.

Opção 1


Café da manhã (8 h)

• 1 copo (200 ml) de suco de uva integral
• 2 fatias de pão de fôrma sem glúten (ou integral light)
• Omelete de clara (3 claras com 1 col. sopa de semente de linhaça, sal e orégano)

Lanche (9 h)

1 xíc. de chá verde (ou branco)

Lanche (10 h)

2 col. (sopa) de abacate (adoçante opcional)

Lanche (11 h)

1 xíc. de chá de hortelã

Almoço (12h30)

• Salada: alface, erva-doce fresca, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, 1 rabanete ralado. Tempere com pouco sal, limão e azeite.
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 hambúrguer de soja grelhado
• 1 col. (sopa) de escarola refogada com 1 col. (chá) de azeite e alho (acrescente o alho no final da preparação)
• 1 goiaba vermelha

Lanche (15 h)

1 xíc. de chá verde (ou branco)

Lanche (16 h)

1 copo de leite de soja light batido com 1 fatia de papaia e 1 castanha-do-pará

Lanche (17 h)

1 xíc. de chá verde (ou branco)

Jantar (19 h)

• 1 prato (fundo) de sopa de lentilha com legumes
• 2 col. (sopa) de brócolis no vapor e temperado com azeite e alho
• 1 ameixa vermelha

Ceia (21 h)

• 1 xíc. de chá de camomila
• 8 morangos
Opção 2


Café da manhã (8 h)

• 1/2 pote de iogurte natural desnatado, 8 morangos picados e 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
• 2 fatias de pão de fôrma sem glúten com 2 col. (sopa) de atum light e cenoura ralada (ou 5 fatias de peito de peru)

Lanche 1 (9 h)

• 1 xíc. de chá verde (ou branco)

Lanche 2 (10 h)

• 1 copo (200 ml) de suco de uva integral

Lanche 3 (11 h)

• 1 xíc. chá de erva-cidreira

Almoço (12h30)

• Salada: acelga, rúcula, rodelas de cebola crua e 2 fundos de alcachofra. Tempere com pouco sal, limão e azeite
• 3 col. (sopa) de arroz com brócolis
• 1 filé grande de pescada branca cozida no vapor
• 1 fatia de abacaxi com hortelã picado

Lanche 4 (15 h)

• 1 xíc. de chá verde (ou branco)

Lanche 5 (16 h)

• Vitamina: 1 copo (200 ml) de leite de soja light batido com 1 goiaba vermelha sem a casca e 1 castanha-do-pará

Lanche 6 (17h30)

• 1 xíc. de chá de anis-estrelado

Jantar (19 h)

• 1 prato (fundo) de sopa de legumes com 1 ovo estalado
• 1 xíc. (chá) de shimeji (ou shiitake) refogado com alho e azeite e temperado com cebolinha picada
• 1 fatia grossa de melão

Ceia (21 h)

• 1 xíc. de chá carqueja (ou erva-doce)
• 1 fatia média de papaia


Entenda como funciona a Dieta anti-inflamatória

Todo mundo sabe: escolher a comida só pelo número de calorias emagrece. Mas dificilmente combate a inflamação do organismo, uma das causas do ganho de peso. É por isso que muita gente volta rapidinho a engordar tudo ou mais. A solução? Os especialistas em nutrição funcional sugerem priorizar os alimentos que contêm anti-inflamatórios naturais. Assim, você combate a vilã das gordurinhas, emagrece e se mantém magra. Como saber quais são os aliados? A nutricionista Monica Reinagel, do Colégio Americano de Nutrição e autora do livro The Inflammation Free Diet Plan (Plano de dieta livre de inflamação, ainda sem tradução no Brasil), criou o fator inflamatório (FI) para classificar os alimentos. “Esse índice revela se o que você coloca no prato ajuda ou atrapalha a dieta”, explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio em Nutrição, em São Paulo. Entenda melhor:


FI negativo 

Provoca uma espécie de inflamação nas células, que ficam impedidas de exercer as funções, como eliminar toxinas. Para se defender, o organismo responde com mais inflamação. Em pouco tempo, aparecem inchaço e peso extra. Fuja de massa, pão e biscoito refinados, doce, refrigerante, carne gorda e fritura.

FI positivo

Ao contrário, tem ação anti-inflamatória. Ajuda a combater a inflamação, deixando você menos resistente à perda de peso. Mais: mantém doenças, rugas e celulite à distância. No topo dessa lista estão salmão, acerola, alho, cebola, azeite de oliva e semente de linhaça.

E as calorias? 

Relaxe! Os alimentos com FI positivo têm valor energético baixo ou médio, além de outros 19 aspectos nutricionais positivos, como gordura boa, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias (selênio, ômega 3, entre outros) e índice glicêmico baixo ou moderado. Só para lembrar, o IG indica a velocidade com que o alimento é digerido e transformado em açúcar. Quando esse processo é lento, o IG é baixo e prolonga a sensação de saciedade. Se falhar nesse ou em outros itens, o FI do alimento é negativo. Não significa que você deva cortar do cardápio, pois alguns alimentos têm substâncias importantes para o organismo. É o caso da aveia, com fibras que combatem o colesterol ruim. O segredo é moderar. O cardápio, na próxima página, mostra como montar refeições anti-inflamatórias. Use também as tabelas para variar os alimentos.
Fotos Caio Mello

Fonte: Boaforma.abril.com.br



Alimentos podem ser antiinflamatórios naturais
 A dieta rica em alimentos antiinflamatórios pode prevenir e bloquear a inflamação
 - ipcdigital.com 

Adeus medicamentos! Os alimentos vão além da nutrição e tornam-se aliados na batalha contra doenças inflamatórias. O controle da inflamação é feito pelo corpo através de hormônios que a intensificam ou a diminuem a fim de permitir que o processo inflamatório ocorra quando realmente seja necessário, tanto para reparar uma lesão como proteger contra uma infecção. Os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, podendo ativar ou inibir a ação inflamatória.


A dieta rica em alimentos antiinflamatórios pode prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo. Entre os alimentos com maior ação antiinflamatória se destacam os ácidos graxos ômega-3, encontrados no azeite de oliva extravirgem e peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem inflamações.


Chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva são alimentos com substâncias bioativas que tem ação na modulação do processo inflamatório e são antioxidantes. "Algumas inflamações podem oxidar as células que constituem as paredes do vaso sanguíneo. No entanto, os alimentos antioxidantes podem ajudar a evitar estas lesões", alerta a nutricionista Roseli Rossi.


A inflamação, muitas vezes, pode aumentar o risco de desencadear certas doenças, como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, Alzheimer, alergias e artrite. Para se alcançar o efeito de anular alterações no sistema imunológico, o cardápio de alimentos antiinflamatório deve ser composto de cereais integrais com baixo ou moderado Índice glicêmico (IG) e, consequentemente, baixa carga glicêmica. 


Batata assada, batata frita, bolos, biscoitos, trigo branco, farinha integral e cream cracker são alguns dos alimentos que apresentam alto índice glicêmico que em vez de inibir a inflamação estimula.


"A inflamação não pode ser vista só como ponto negativo. Considerada uma resposta do organismo, ocorre tanto para melhorar um ferimento como proteger contra uma infecção", completa a nutricionista Roseli. O processo inflamatório serve como barreira para os microorganismos não penetrarem nas mucosas e feridas de tal forma a comprometer o organismo. Além disso, a inflamação resulta na cicatrização de lesões.


Os hormônios que estimulam a inflamação são sintetizados a partir dos ácidos graxos ômega-6, encontrados em óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas e nozes. "Os ácidos graxos ômega-6 estimulam a inflamação e os ácidos graxos ômega-3 diminuem o processo inflamatório. Por isso a necessidade de consumi-los em equilíbrio" afirma a nutricionista.


*Roseli Rossi é nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (www.equilibrionutricional.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário