Argila para Curar

Argila – As muitas curas da mãe terra

Já falamos das muitas propriedades da argila mas três são particularmente especiais: destrói micróbios patogênicos, absorve toxinas e impurezas e cede minerais ao corpo para que os tecidos danificados possam se regenerar e se recuperar. 


Também falamos de como conseguir a argila: deve ser limpa, exposta ao sol e peneirada, ficando um pó fino, pronto para se misturar a água. 

Para aplicar a argila proceda da seguinte maneira: pegue um pano grosso tipo linho ou flanela (por exemplo) de tamanho que envolva toda a região, para que o cataplasma fique fixo e não corra o perigo de se desprender e se soltar da região (as pontas do pano precisam ser ligadas com alfinete ou fita crepe); em cima do pano você pode colocar jornal e por cima do jornal um papel que não seja muito permeável nem muito impermeável, para que a argila não seque rápido e nem junte muita água em cima; em cima do papel você coloca a pasta de argila, um pouco maior que a região tratada, com a espessura de 1 cm à 1,5 cm. 

Aplique a argila direto na pele, estando a pele bem limpa. 

O cataplasma na maioria dos casos é frio mas também pode ser quente (aí acompanha uma bolsa de água quente ou cinta térmica). 

O barro frio fica em geral 2 horas podendo ficar várias horas, durante o sono, principalmente cataplasmas grandes. Os naturalistas em geral recomendam que todos os pacientes apliquem argila fria no abdômen (intestinos) durante à noite, para normalizar o funcionamento desses órgãos. 

O barro quente fica 1 hora. 

Alguns problemas graves exigem argila fria 24 horas por dia (o cataplasma vai sendo sempre renovado) como por exemplo no caso de gangrena do pé onde os tecidos começam a morrer; tenho conhecimento de casos como estes ( gangrena no pé) onde o médico ia amputar, mas com um mês de argila fria 24 horas por dia, os tecidos se renovaram e o pé foi salvo. 

Lembramos ao leitor que os tratamentos naturais em geral apresentam reações que muitas vezes são incomodas, porém positivos pois fazem parte da crise curativa (conjunto de sintomas quando o corpo está eliminando toxinas e impurezas); portanto se você tiver coceira e aparecerem espinhas (por exemplo) não se impressione pois é normal. 

E não se esqueça que a argila usada deve ser desprezada. 

Indicações 

* Argila fria: 

- Problemas reumáticos na fase aguda (ex. artrite), quando a região está quente e inchada. 
- Problemas intestinais (gazes, prisão de ventre, etc.) 
- Hematomas e inchaços 
- Nódulos e tumores benignos 
- Tumores malignos - câncer 
- Problemas na cabeça (crânio e face) ex. Tumores, inchaço, espinhas, etc. 
- Hipertrofia de órgãos (aumento do tamanho) ex. tireóide, próstata, etc. 
- Espinhas, furúnculos, coceiras 
- Feridas, cortes, ferimentos, picadas de animais (vespa, abelha, etc.) 
- Varizes e hemorróidas 


* Argila quente: 

- Problemas reumáticos, principalmente na fase crônica, ex. artrite, artrose, dores e tensões na coluna, etc. 
- Afecções do fígado, em geral 
- Afecções do estômago, em geral 
- Afecções dos rins, em geral 
- Afecções dos pulmões, em geral 
- Afecções em geral, dos órgãos pélvicos 


Fonte: Terapeuta e Professor Walter Florêncio CRT 21.288; Novaera.org/saude/argila.html


A argila é provavelmente o mais milagroso dos produtos usados para tratamentos desde tempos imemoriais. 

 É um dos três medicamentos mais antigos e poderosos da humanidade, juntamente com a água e as plantas. 

 Desde Hipócrates a Galeno e Avicena, que notáveis terapeutas a têm utilizado com resultados surpreendentes. 

 Também Gandhi recorria à argila e até a Bíblia fala das suas propriedades curativas e "milagrosas". 

 Está para ser descoberta a doença que não possa melhorar através de um tratamento com argila. 

 Para explicar de uma forma simples a complexidade de razões porque a argila é uma substância quase universal para o tratamento de doenças, perceba-se que os seus ions negativos têm a capacidade de atrair e absorver toxinas provenientes dos ions positivos, reduzindo os níveis de toxicidade e produzindo efeitos antissépticos, antibióticos e cicatrizantes. 

 A argila contém sílica, alumínio, ferro, titânio, cálcio, sódio, potassa e por vezes até magnésio. As proporções destes compostos variam conforme a sua origem, mas todas têm elevada percentagem de sílica e alumínio, o que explica as suas propriedades cicatrizantes e anti inflamatórias. 

 Existem vários tipos de argila: de um modo geral a verde é considerada a mais eficaz e de propriedades mais vastas, embora a argila branca seja melhor para colites e úlceras gástricas ou duodenais. 

 Existe a crença popular de que a argila é radioactiva. A verdade é precisamente a contrária: está provado que a argila é anti-radioactiva e ajuda a encurtar o tempo de contaminação por radioactividade de qualquer matéria. 

 Pode usar-se argila por via interna ou externa, ou seja: bebê-la ou aplicá-la como emplastro. 

 A argila bebível é muito fina e dissolve-se num copo com água termal (não usar água da torneira); mexer com uma espátula ou colher de madeira e beber. Usar o correspondente a uma colher de café por copo de água. 

Também se usa água de argila: dissolver da mesma forma e deixar assentar durante algumas horas. Beber depois o conteúdo do copo até chegar ao pó depositado no fundo, que se deita fora (nunca voltar a usá-lo). Se um pouco desse pó for engolido não faz qualquer mal. Isto pode ser feito duas vezes por dia, de manhã e à noite.

A argila bebível toma-se em jejum ou com um intervalo de pelo menos duas horas de qualquer refeição. 

 A argila deve preparar-se sempre num recipiente de vidro ou barro, nunca usando metal ou plástico. 

 Para aplicar argila sobre a pele, deve diluir-se em água termal até fazer uma lama espessa, que depois se aplica directamente sobre uma parte do corpo previamente lavada sem champos ou sabonetes cosméticos (usar um sabonete de glicerina ou algas, por exemplo). A espessura da camada a aplicar pode variar conforme a intensidade e profundidade da acção que se pretende. 

 Para efeitos estéticos, é importante proceder do seguinte modo: a argila é escura quando está molhada e vai ficando clara quando seca - deve ser retirada imediatamente antes de ficar completamente seca. 

 Para fins terapêuticos, as aplicações podem durar entre poucos minutos a várias horas. 

 O melhor processo de remoção é com água ou chuveiro - nunca esfregar. 

 Se quiser aplicar-se sobre uma ferida aberta ou uma zona muito inflamada, deve usar-se uma gaze ou um pano fino de linho entre a pele e a camada de argila. 

 Pode aplicar-se argila em todo o corpo, mas não se deve colocar lama espessa sobre os mamilos, lábios, boca e genitais (interior da vagina na mulher, glande e testículos no homem), bem como sobre os olhos ou no interior dos ouvidos. Todos estas zonas podem ser tratadas, mas através de lavagem com água de argila. 

 Pode também ser usada em conjunto com outras terapias, em conjugação com plantas, óleos ou alimentos. 

 Em estética, os tratamentos da pele com argila são de extraordinária eficácia, sendo um excelente exemplo o efeito benéfico que têm na reafirmação de seios e como complemento nos tratamentos de redução de estrias. 

 Depois de um tratamento de argila deve lavar-se a pele com água corrente sem quaisquer produtos cosméticos, podendo hidratar-se a seguir com um óleo suave e neutro. 

 Na reafirmação de seios é muito eficaz molhar a pele com sumo de limão e deixar secar sem esfregar. 

 A argila produz resultados muito rápidos em estética e muito lentos, mas muito duradouros, na área da saúde. 

 É comum, nos primeiros tratamentos, verificarem-se resultados inquietantes, como o agravamento de uma ferida ou o aumento de irritação da pele: isso é normal, pois é o processo de desintoxicação e eliminação de venenos através da pele - não deve suspender-se o tratamento, pois a cura virá a seguir. 

 Se a argila aquecer muito durante o tratamento ou secar, deve substituir-se por nova aplicação. 

 Nunca deve voltar a usar-se argila já utilizada. 

 Os tratamentos de argila devem ser acompanhados com uma dieta vegetariana e água em abundância. 

 Quando se fazem aplicações de lama espessa em qualquer parte do corpo, convém estar-se inteiramente nu, num ambiente com uma temperatura confortável e ar despoluido. 

 Também é benéfico o banho de imersão em água a que se juntou argila. 

 Desde a cura de feridas e ulcerações até à redução de acidez gástrica e tumores, é inesgotável o espectro de resultados que podem obter-se a partir da argila, tanto no campo da saúde como no da estética. A argila tem-se provado eficiente no tratamento de úlceras, artroses, diarreia, dermatoses, tiroidismo, reumatismo e até cancro. Também é eficaz nas parasitoses, hepatites, acumulação de gases, fissuras e fístulas anais, gengivites e estomatites (principalmente as causadas por tabaco, álcool, pastilhas elásticas e guloseimas artificiais), asma, sinusite, otite, alergias diversas, tuberculose, pleurisia, pneumonia, zona, herpes, furúnculos, acne, pruridos e eczemas, taquicardia, arteriosclerose, angina de peito, reumatismo, gota, infecções urinárias ou renais, hemorróidas, varizes, celulite e redução de rugas... a lista é infindável. 

 A argila pode ser usada para fins específicos ou para estimular e retemperar o sistema de um modo geral. 

 É um produto que deve ter-se em atenção, pois pode significar a diferença entre a saúde e a doença, mesmo onde tudo o resto tenha falhado...

Fonte: Laranjeira.com

Os benefícios da Geoterapia

A natureza deixa para nós elementos que nos proporcionam mais saúde e bem estar. A argila, por exemplo, é um importante aliado no tratamento de várias doenças.

O mineral já era usado entre os povos egípcios para combater inflamações e úlceras, também curou muita gente durante a Idade Média e na Segunda Guerra Mundial.

Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, antiinflamatório e cicatrizante. Para cada região do corpo é usada uma argila diferente - verde, marrou ou acinzentada, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos. 

Segundo Rosana Batestusso, naturóloga do Instituto Brasileiro de Naturologia, a argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substância utilizada com ela. "Para o fígado, por exemplo, utilizo a argila verde. A mesma vale para eliminar a acne, usada com óleo de melaleuca. Na pele, aplico uma mistura de argila amarela e óleo essencial de grapefruit. A amarela também serve para a estética na região do abdome - absorve gorduras e renova as células. E a branca com óleo de laranja e gerânio tem a função de clarear manchas", explica. 

A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais. Também auxilia nos efeitos da menstruação, como cólicas ou TPM. Por meio da argila, ela troca a energia dos minerais na região doente e melhora a circulação sanguínea.

"No tratamento, a argila não é aplicada diretamente sobre a pele, como se imagina. Ela é misturada com outras substâncias e usada na forma de compressa. Assim que ela seca, novamente é colocada outra gase umedecida", diz.

Fonte: Cyberdiet.terra.com.br

Aplicada na pele, essa mistura de água e terra, riquíssima em minerais, está ajudando a tratar várias doenças 

Para embalsamar faraós egípcios e acabar com a cólera que assombrou os russos em 1945 a receita foi a mesma: argila. Até hoje ela é a solução de moradores da roça nordestina para curar queimaduras. Com tantos poderes catalogados na história e apregoados boca a boca, sua aplicação na pele ganhou nome de tratamento — geoterapia — e está sendo indicada por médicos contra inflamações, infecções e até tumores. O sucesso está na composição de minerais, como quartzo e mica, acompanhados de magnésio, ferro, feldspato, potássio, sódio e cálcio — bastante semelhante à do corpo humano. Mas há argilas e argilas. Segundo o Laboratório Municipal de Polícia de Paris, a verde e a branca são as melhores para fim terapêutico. “Elas têm uma concentração ideal de minerais”, confirma o fitoterapeuta Andirásio Donato, de São Paulo. 

O grande mérito da argila é fortalecer as defesas do corpo 

Derramados sobre a pele da região que se pretende curar, os minerais da argila são absorvidos e passam a atuar em várias frentes, regenerando as células, agindo como antiinflamatórios e estimulando a drenagem linfática. “Com tudo isso o corpo sai fortalecido e tem mais chances de vencer a doença”, garante a médica Maria Lúcia dos Santos, do Centro de Medicina Natural, em Vinhedo, interior de São Paulo, que se vale do método para ajudar a tratar, por exemplo, problemas respiratórios, dores musculares, reumatismo, prisão de ventre, cólica menstrual e até câncer. 

 Vitória Bergamin, de 2 anos, é prova disso. Depois de tentar uma série de antibióticos contra as infecções de garganta e intestinais da menina, a mãe, a veterinária Hermínia Sanchez Bergamin, partiu para sessões diárias de geoterapia. Deu certo. “A argila esfriava bastante no corpo de Vitória”, conta Hermínia. O pediatra e acupunturista Marcius Mattos Ribeiro Luz, de São Paulo, tem explicação para o fato: “Por meio de seus minerais, ela reequilibra a temperatura local que está alta por causa da inflamação, impedindo que o problema se agrave”. Os médicos naturalistas acreditam que isso tem a ver também com a energia do sol e da terra que o barro carrega. 

Por Priscila de Paula Gorzoni 

Na clínica e em casa

É bom frisar que a argila é um reforço do tratamento e não ele em si, principalmente no caso de doenças graves. “As aplicações começam na clínica, mas são mantidas em casa”, avisa Eliana Guimarães Pin, fundadora do Centro de Medicina Natural.


Faça você mesmo um medicamento para descongestionar as vias aéreas

Ingredientes:
 • Chá de camomila
 • Argila verde medicinal em pó 
 • Recipiente de barro
 • Colher de pau
 • Ataduras

Modo de preparo:
 Despeje 1 xícara de chá de camomila frio no recipiente e acrescente 4 punhados do pó. Misture com a colher de pau até formar uma pasta. Mergulhe, então, uma atadura no preparado e coloque-a sobre o peito. Depois enfaixe a região com ataduras limpas e deixe agir por duas horas. A aplicação do cataplasma deve ser feita duas horas antes ou depois das refeições.

Fonte: Receita indicada pela médica Maria Lucia dos Santos; Unisite.com.br/saude/argila.shtml

A Cura pela Argila

É importante percebermos que vivemos em uma sociedade doente e patológica e que, portanto, nos repassa diariamente informações erradas que nos induz a pensarmos e agirmos de uma forma errada, doentia e patológica. Porisso, é também importante nos curarmos todos os dias das emanações deletérias captadas diariamente. 

Visto de uma forma geral, tratamento com argila consiste em colocar nosso corpo em contato com o elemento terra, da natureza. Normalmente, quando ouvimos a expressão "cura pela argila" está-se referindo a colocar-se lama ou barro (o elemento terra misturado com o elemento água) em contato com a nossa pele (externa ou internamente). Isso tem um efeito terapêutico em nosso organismo [1]. Maria do Carmo Jerônimo, a campeã brasileira de longevidade (129 anos), sempre manteve a sola de seus pés em contato com o solo (nunca usou calçados), captando a energia da mãe Terra durante todas as horas do dia em que estava acordada. Minha avó materna viveu com boa saúde até os 99 anos de idade, sempre mexendo com a terra de seu jardim e da sua horta. 

Além da aplicação externa, na forma de cataplasma, compressa, umectação, máscara ou cobertura, fricção, talco, absorvente higiênico, banhos, lavagens, irrigações e gargarejos, a argila também pode ser ingerida bucalmente. Este último é o processo intuitivo preferido pelas crianças pequenas, como toda mamãe já sabe. Eu, em particular, salvei minha vida - aos 7 anos de idade - com este processo, comendo areia da praia. No meu caso, o que aconteceu foi o seguinte: passei a não digerir os alimentos; tudo que comia eu defecava da mesma forma que foi ingerido; comecei a definhar continuamente; meu pai leu um livro do pesquisador alemão Louis Kuhne [2] que sugeria ingerir uma colher de café de areia de praia após cada refeição; fiz isso e após 3 dias estava curado do problema e estou aqui, hoje, para contar esta história. 

O uso interno da argila pode ser feito, basicamente, de duas formas: 

1. Coloca-se uma colher de café de argila em um copo d'água. Mexe-se e toma-se tudo lentamente, em pequenos goles. Esse procedimento é indicado para problemas agudos. 

2. Coloca-se a argila diretamente dentro da boca e deixa-se dissolvê-la lentamente. Existem pessoas que preferem tomar a argila dessa forma, sendo que a dose é de uma colher de café. Este método fortalece as gengivas, fortifica os dentes e facilita a digestão (meu caso). Há outras pessoas que não se adaptam com o paladar e preferem tomar cápsulas ou drágeas uma vez por dia. 

Pode-se beber a argila por toda a vida [1], assim como pisar na terra (e na praia, uma delícia!), com fez a Maria do Carmo Jerônimo... Pode-se comprar argila pura em qualquer casa de produtos naturais. 

Referência: 

[1] Beatriz Mello Vergara dos Santos, A Cura pela Argila, Editora Terra Viva, Quarta Edição, 2006. Site: www.argilaterraviva.com.br 
[2] Luiz Kuhne, Manual da Ciência da Expressão do Rosto, A Editora, Lisboa, 1908. 


Para Saber Mais: 

1. http://naturopatia.blogs.sapo.pt/arquivo/1073201.html 
2. http://saudeintegral.com/2007/06/07/a-cura-atraves-da-argila/ 
3. http://www.criticaliteraria.com/9721049115 
4. http://mundialnet.org/beleza_e_saude7.php 
5. http://sementecosmicaterapias.blogspot.com/2006/03/curso-argilaterapia-ou-cura-pela.html 
6. http://www.saudeintegral.com/artigos/a-cura-atraves-da-argila.html 
7. http://lilika-forever.blogspot.com/2008/12/argilas-e-seus-benefcios.html


Saudeperfeitarfs.blogspot.com.br




9 comentários:

  1. Muito interessante e completo este artigo, o meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito elucidada sobre os efeitos benéficos da argila no nosso organismo!obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Já utilizei a argila verde bebível, há uns anos. Também já apliquei externamente e senti-me muito bem.
    No presente, fiz ecografias e acusou-me um pólipo de 4mm na vesícula, também poderá ser espessamente da bilís. Vou ao meu médico.
    Será que se começar a beber água com argila verde poderá ir diminuindo o pólipo? Caso contrário tenho que controlar com ultrassons a evolução. Se crescer mais a vesícula terá de ser retirada. Gostei deste blog e estou assustada . Obrigada

    ResponderExcluir
  4. para cursa do diabetes qual a argila indica, ou seja a cor da argila ser utilizada.neusa

    ResponderExcluir
  5. para a cura do diabetes qual a cor da argila.

    ResponderExcluir
  6. para cura do diabetes qual a cor do diabetes...

    ResponderExcluir
  7. para cura do diabtes qual a cor da rgila.

    ResponderExcluir
  8. para cura do diabetes qual a cor dA ARGILA.

    ResponderExcluir
  9. PARA A CURA DO DIABETES QUAL A COR DA ARGILA

    ResponderExcluir