Ginseng - Saiba sobre a Erva Mais Analisada do Planeta



Ginseng é a erva mais estudada do mundo para o aumento da performance física. Ela é conhecida em todo mundo pelas suas capacidades como estimulador imunológico, estimulador mental, protetor do coração e por desempenhar no alívio do estresse

Existem diversas variações do ginseng, e algumas são melhores do que outras. Quando você escuta a palavra ginseng, normalmente as pessoas querem dizer panax ginseng, também conhecida como ginseng chinesa, ginseng coreana ou ginseng asiática.

Muitas pesquisas já foram feitas sobre o ginseng, e têm apresentado efeitos impressionantes. Essa erva tem sido muito usada, há anos, como tônico, estimulante e regenerador. Estudos conduzidos por cientistas chineses descobriram que o ginseng tem características anti-envelhecimento devido à sua capacidade de remover substâncias químicas tóxicas que causam envelhecimento do corpo.

Praticantes de atividades físicas e esportistas podem usar esta erva para aumentar a energia e resistência. Veja abaixo: 

Mantém um box fluxo da circulação devido ao aumento e absorção do oxigênio. Mantém um ótimo nível de sensação física e retarda a fadiga mental e física

Ginseng é a erva mais famosa da China, e vem sendo usada neste país há mais de 7 mil anos. É conhecida como a erva panax, e essa erva se tornou símbolo de saúde, força e vida longa para muitos.

Fonte: CorpoPerfeito

O Ginseng serve para diminuir o estresse, o cansaço, melhorar a qualidade de vida e proporcionar a longevidade

Confira outros benefícios, como tomar e as indicações e contraindicações do ginseng.

Os benefícios do ginseng para a saúde podem envolver:

 Melhora a circulação sanguínea ( ginsegn coreano);
 Tem efeito calmante ( ginseng americano);
 Previne a gripe, principalmente em idosos;
 É estimulante sexual;
 Previne o câncer;
 Apresenta benefícios no tratamento da impotência;
 Diminui o stress e o cansaço;
 Promove o Bem-estar;
 Melhora a memória;
 Diminui o cortisol em pacientes com diabetes;
 Ajuda a reduzir a pressão arterial.

O ginseng coreano ou chinês chamado cientificamente de Panax ginseng é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios e o ginseng americano, chamado cientificamente de Panax quinquefolius é calmante e serve para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.

Como tomar o ginseng

Recomenda-se tomar de 5 a 10g de ginseng por dia.

Quando em pó, basta misturar 1colher de sopa às principais refeições; ou tomar 1 cápsula diária; ou consumir de  3 a 4 chávenas de chá por dia.

Contra indicações do ginseng

O uso do ginseng é contra-indicado para indivíduos com infecções renais e para mulheres grávidas ou durante a amamentação.

Efeitos colaterais do ginseng

Quando consumido em excesso o ginseng pode gerar os seguintes efetos colaterais: diarréia, insônia e o aumento da pressão arterial.

Fonte: Tuasaude.com

Ginseng protege o cérebro

Os testes foram feitos com ratos e empolgaram seu autores, do Baylor College of Medicine de Houston, no estado americano do Texas. 

Eles verificaram que certos componentes dessa planta podem prevenir a degeneração do cérebro. Para começar, ofereceram a uma parte das cobaias apenas alguns dos compostos de ginseng. Um outro grupo não ingeriu a erva ou, ao contrário, recebeu o extrato total. Em ambas as turmas os pesquisadores aplicaram substâncias capazes de induzir a neurodegeneração. Resultado: os primeiros, tratados só com alguns ginsenosídeos (substâncias ativas do ginseng), tiveram menos problemas cerebrais, enquanto os demais apresentaram índices similares de demência. 

"Isso indica que os ginsenosídeos, presentes no extrato completo ou apenas em parte dele, fazem a diferença", diz o estudo da coordenadora Janet Stringer. No Brasil, João B. Calixto, professor titular de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina e um dos maiores especialistas no assunto, opina: "O estudo parece promissor, mas precisa de comprovação clínica em seres humanos".

Fonte: Saude.abril.com.br

A erva conhecida como ginseng é nativa das duras condições climáticas da Sibéria.

O Ginseng também é encontrado em  muitas partes do continente asiático, e tem sido usada na medicina tradicional chinesa há milhares de anos. Durante séculos, o ginseng tem sido usado como um tônico energético pelos chineses, que continuam a usá-lo para este fim ainda hoje. No mundo ocidental, o ginseng está sendo estudado por uma série de propósitos, de tratar o estresse a níveis crescentes de alerta e clareza mental.

Muitos estudos têm mostrado que o ginseng é capaz de reduzir os níveis de estresse em homens e mulheres. Em muitos estudos clínicos dos efeitos da erva, demonstram que aqueles que tomam suplementos de ginseng regulares foram capazes de suportar níveis mais elevados de estresse emocional e físico do que aqueles que nunca tinham tomado a erva. Além de seu papel tradicional o ginseng tem mostrado grande promessa no combate a redução de memória, da fadiga e até mesmo combater infecções como resfriados, gripes e outros.

A erva que conhecemos como ginseng contém uma série de compostos que parecem ser exclusivas desta planta. Muitos destes elementos únicos parecem ter um forte efeito sobre as glândulas supra-renais, que repousam sobre a parte superior dos rins. A função das glândulas adrenais é secretar hormônios que são usados para afastar o estresse físico e emocional. Os cientistas acreditam que é esse efeito sobre as glândulas supra-renais, que é responsável pelo poder de combate ao stress do ginseng.

Ginseng é também uma das poucas ervas que têm se mostrado promissora no tratamento da síndrome da fadiga crônica. Esta condição tem intrigado os médicos há décadas, e não existe um tratamento amplamente aceito para a fadiga que tipifica a condição. No entanto, aqueles que sofrem de SFC frequentemente relatam uma melhora em seus sintomas depois de tomar suplementos de ginseng regularmente.

O Ginseng é uma erva amplamente disponível como suplemento, e um dos mais produzidos comercialmente. É importante, portanto, que na hora de comprar um suplemento de ginseng, que se escolha um feito com ingredientes da mais alta qualidade. Também é importante procurar um suplemento de ginseng que tenha sido processado o menos possível, já que como o processamento excessivo acredita-se que reduza a eficácia dos produtos fitoterápicos.

Fonte: Asplantasmedicinais

2 comentários:

  1. Como posso usar ginseng no cabelo?

    ResponderExcluir
  2. Amigo(a) não temos nenhuma referência indicada a melhoria dos cabelos. mais quem sabe, o ginseng está ligado a melhoria da pele e evitando o envelhecimento precoce e melhorando a longevidade e muitas outras coisas, se está paralelo a beleza física pode conter algum nutritivo capilar. eu tomo sempre o ginseng em cápsula o gerovital me sinto muito bem e confio nele por ser um medicamento milenar.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir