Picnogenol - Antienvelhecimento por 40 compostos

Picnogenol 

"Gostaria de informações seguras à respeito da substância Picnogenol, indicações, dosagem, posologia e principalmente possíveis reações adversas. "      

Pycnogenol é uma combinação de cerca de 40 compostos extraídos da casca do pinheiro marítimo francês, Pinus pinaster, que cresce em muitas áreas ao longo da costa atlântica da França e no norte da África. Extratos e chás de pinheiro eram comumente usados ​​pelos europeus, nativos americanos, e, segundo informações, são usados também na medicina asiática.



O Picnogenol é um antioxidante potente, sendo comparado com o ácido lipóico, vitaminas E e C (compostos com ação potente ação antioxidante já comprovada). Antioxidantes são substâncias químicas que desativam os radicais livres - substâncias químicas altamente destrutivas que danificam as células e contribuem para muitas doenças, que vão desde de acidente vascular cerebral (AVC) a doenças degenerativas, como Alzheimer. Os radicais livres também são responsáveis pelo envelhecimento.


Segue as atividades atribuídas ao extrato natural da casca de Pinus pinaster (Picnogenol):


Regeneração das vitaminas C e E, prolongando seus efeitos benéficos como antioxidante.

Mantém a maciez, elasticidade e diminui a vermelhidão induzida pelo sol.

Aumento do mecanismo de defesa da célula e estímulo do sistema imunitário.

Combate a constrição de vasos sanguíneos, agregação plaquetária e estimula a microcirculação. Dessa forma, prevenindo e reduzindo os riscos de distúrbios no sistema cardiovascular.



Inibe a produção de NO (óxido nítrico), sendo que o excesso de NO tem sido associada a artrite, inflamação reumatóide e doença de Alzheimer. 



A dosagem utilizada é entre 60 e 150 mg/dia

Os estudos realizados com o picnogenol são inconclusivos nos testes em doenças cardiovasculares e insuficiência venosa crônica. Atividades contra inflamação, estresse oxidativo e psoríase foram realizados somente in vitro, ou seja, não há estudos com animais e nem seres humanos. Não há estudos avaliando o uso do picnogenol na gravidez, lactação nem interações com outros medicamentos. A contra-indicação é hipersensibilidade à algum componente do extrato.



O picnogenol é considerado um medicamento alternativo, pois ainda não há estudos sobre a segurança e nem estudos comprovando todas as supostas ações em seres humanos e/ou animais, ou seja, as atividades citadas anteriormente ainda não foram demonstradas em estudos clínicos. Seu uso, portanto, deve ser orientado pelo médico ou nutricionista.

Fonte: Publicado por  Farmª Gabriele; Phresponde.com/2011_10_01_archive.html  



A ingestão diária de Extrato de Pinus pinaster auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares (Zibadi, 2007; Nishioka, 2007; Cesarone, 2006), complementa a vitamina C (Sivonová, 2006), pois reforça o efeito da mesma sobre as membranas e o colágeno dos capilares. Como resultado, o mau funcionamento circulatório e o sistema imune são melhorados, podendo aumentar a resistência física em até 21%. Em adição, o envelhecimento celular é retardado.

Estudos (Dvoráková, 2006) indicam benefícios da ingestão do Extrato de Pinus Pinaster em crianças com desordem de hiperatividade e déficit de atenção.

Os resultados clínicos recolhidos pelo mundo até o momento, indicam que o Extrato de Pinus pinaster não é mutagênico, carcinogênico, teratogênico e nem tóxico

Indicação

· Aumento do colágeno e melhor coesão de elastina (melhorando a maciez e a elasticidade da pele); age como protetor solar interno e externo.
· Age como antiinflamatório; reduz a dor da artrite e de algumas dores de cabeça.
· Age como antihistamínico; reduz a reação alérgica (febre, etc).
· Reforça os capilares, as artérias e as veias, ajuda a reduzir as "manchas roxas" e varizes; reduz a retinopatia nos diabéticos.
· Reduz os efeitos do "stress" e ajuda a reduzir as úlceras. 
· Melhora a flexibilidade das articulações. 
· Melhora a memória, a vitalidade e favorece um maior bem-estar

Fonte: Solisfarma.com.br


Pycnogenol

    O QUE É O PYCNOGENOL? ( uma fonte rica em flavonóides naturais)

   Excelente suplemento antioxidante composto principalmente de proantocianidinas, uma potente subclasse de flavanóides antioxidantes e também muitos outros orgânicos como: ácidos hidroxicerâmicos, ácido cafêico, ferrílico, gálico e vanílico. O restante do Pycnogenol é constituído por caterquina, epicaterquina e taxifolina, outros tipos de flavonóides. Todos esses flavonóides são encontrados em uma grande variedade de frutas, vegetais e ervas, porém no Pycnogenol, há uma combinação ideal e concentrada dessas substâncias.

   PYCNOGENOL - COMPLEXO ANTIOXIDANTE

   O pycnogenol é um seqüestrante natural muito potente de todas as espécies de oxigênio reativas fisiologicamente relevantes, reduzindo os danos causados a pele por radicais induzidos pela luz solar. Estimulam também o Sistema Imunológico no combate à viroses.

   Tem habilidade única de ligar-se às fibras de colágeno, ajudando na reconstrução das mesmas. Inibe as enzimas naturais produzidas pelo organismo que normalmente danificam o colágeno. Sua efetividade deve-se ao fato de não ser um simples flavonóide, e sim uma mistura composta de vários flavonóides específicos.

   A capacidade antioxidante do Pycnogenol é cerca de 50 vezes maior do que a de vitamina E e 20 vezes maior do que a de vitamina C "in vitro."

   Demonstrou reduzir inflamações, provavelmente por seqüestrar radicais livres nos sítios de inflamação. Também apresenta vários outros benefícios comprovados, como ação anti-hipertensiva, anti-histamínica, prevenção de edema e muitos outros.

   PYCNOGENOL - CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

    O Pycnogenol possui a capacidade de inativar todas as formas de radicais livres. Estes causam peroxidação lípidica, que é a base para a arteriosclerose. Devido a sua atividade varredora de radicais e à afinidade aos tecidos, o Pycnogenol protege os lipídios contra a peroxidação. Reforça a parede dos capilares, tornando mais resistente, auxiliando na normalização do fluxo sangüíneo.

   O QUE DIFERENCIA O PYCNOGENOL DE OUTROS ANTIOXIDANTES

     Grande afinidade por proteínas da pele ( colágeno e elastina), melhora a elasticidade e tonicidade, restaurando seu aspecto jovial

      Regenera o radical Ascórbico inativo transformando-o em vitamina C ativa. A vitamina C também pode regenerar a vitamina E. Esta ação é devido as moléculas de procianidina que estabilizam a vida do radical da vitamina C inativa impedindo que ela se decomponha e seja eliminada pelo organismo, fazendo com que possa durar o suficiente para capturar o seu elétron perdido a partir de uma das várias moléculas na procianidina.

Fonte: Farmaverde.com.br



Picnogenol 
   
     Composto extraído da Pinus maritima, o Picnogenol possui atividade anti-oxidante sobre as células endoteliais e epiteliais.

O que é Picnogenol ?

      Picnogenol é uma marca registrada para o extrato natural da Pinus maritima, planta que cresce ao longo da costa sudeste da França.

      Em sua composição, encontramos grandes concentrações de procianidinas e no mínimo 17 % de ácidos orgânicos, tais como glicosídeos fenólicos e ésteres de ácido vanílico, ferúlico, paraidroxibenzoico, cafeico e gálico ligados à glicose e taxifolina.

Mecanismo de ação

      Os ácidos orgânicos ligados a glicose são altamente biodisponíveis e entre outros benefícios, agem como anti-inflamatórios e antiespasmódicos. O ácido cafeico por exemplo, reduz a toxicidade hepática a certos componentes e ajuda nos processos de manutenção e desintoxicação hepática. Também o ácido cafeico e ferúlico impedem a formação de compostos nitrosos, que são potentes carcinógenos, no trato intestinal.
   
  Testes in vitro mostraram que o Picnogenol é capaz de inibir a peroxidação lipídica e reduzir a citotoxicidade induzida por raios UVB além de neutralizar radicais superóxidos provenientes do sistema xantina-xantina oxidase.
     
Este deve ser o efeito protetor que o Picnogenol exerce nas células epiteliais contra os danos causados por esse tipo de radiação, bem como nas células endoteliais que são as mais danificadas por radicais superóxido provenientes de reações bioquímicas e imunológicas. As proantocinidinas do Picnogenol são muito mais efetivas no aumento da resistência capilar quando comparados a outros flavonóides.

Indicações:

     Essa capacidade de neutralizar os radicais livres, confere ao produto caráter preventivo no combate a doenças como câncer, aterosclerose e outras doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, bem como o envelhecimento precoce. Atua também como fotoprotetor por inibir os efeitos nocivos da radiação UVB.
 Vantagens. Fazendo-se uso de Picnogenol, além do benefício com a ação das proantocianidinas, pode-se obter vantagens dos ácidos orgânicos presentes em sua composição. O produto tem se mostrado mais efetivo, como antioxidante, que as próprias vitaminas E e C. Além disso, o Picnogenol também é capaz de aumentar sinergicamente as funções desses nutrientes quando utilizados conjuntamente.

Contra-Indicações:

 Não encontradas.

Informações Complementares:

      Amostras de Picnogenol estão sendo testadas por mais de 8 anos em relação ao seu conteúdo de proantocianidinas. Os resultados tem mostrado que neste período, praticamente não houve perda na potência dessas substâncias ( < 1% / ano ).

Fonte: Ftecnica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário