Alimentos - Melhores e Piores do Mundo

O PH do nosso sangue é ligeiramente alcalino, ficando em 7,35 a 7,45, de modo que recomenda o consumo de água com PH igual ou acima a do sangue.

Filtro de Osmose Reversa
Entenda melhor: O pH é representado numa escala de 0 a 14, onde de 0 a 6,99 representa pH ácido, 7 é neutro (equilíbrio entre acidez e alcalinidade) e acima de 7 até 14 é alcalino

Geralmente a maioria das dietas é acidificante o que causa o afastamento maior da saúde ou seja, o agravamento das mazelas (doença é o desvio do ácido básico).

O que é mais saudável fazer, é praticar um regime equilibrado e isso não significa que deve ser 50% ácido e 50% alcalino. Nosso sangue deve ser no mínimo 80% alcalino e 20% ácido, e o regime deve acompanhar esse fato conhecido pelos fisiologistas e bioquímicos. Mas as vezes dependendo do caso essa proporção deve mudar para 90% de alcalinos e 10% de alimentos formadores de acidez. Em certos casos a dieta pode ser totalmente alcalinizante.

De modo geral, são todos ACIDIFICANTES: todas as carnes de todas as espécies (suínas, bovinas, caprinas, eqüinas, assim como tudo que vive no mar, tudo que rasteja, voa, tem olhinhos, tem pai e mãe, todos os derivados da vaca (leite, iogurte, coalhada, queijos), todos os grãos, de cereais e de feijões, todas as nozes, castanhas, coco verde, amendoins, avelãs, pinhão, macadâmia, castanha de caju, todos os chás preto, mate, café, refrigerantes, álcool, cigarro, alimentos industrializados, cristalizados, em conserva, químio e radioterapia, frituras, derivados de petróleo (corantes, edulcorantes, estabilizantes, gordura hidrogenada), os remédios antibióticos. Por outra classificação, são alimentos Ácidos ou que formam Acidez: Açúcar branco e todos os produtos que contenham açúcar,  Açúcar mascavo,  Caldos de carne,  Carne de galinha e outras aves, Carnes de todos os tipos,  Castanhas de caju, noz pecã,  Cereais (trigo, arroz, cevada, trigo sarraceno e farinhas* de cereais),  Extrato com carne,  Frutos do mar,  Laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.),  Leguminosas: feijões (azuki, preto, fradinho, mulato, soja, etc.), grão-de-bico, ervilhas secas, lentilhas,  Nozes,  Ovos
 Pães, bolos, tortas, biscoitos,  Peixe,  Queijo,  Refrigerantes,  Sopas c/ carne,  Sorvetes. 


São todos ALCALINIZANTES: Todas as frutas frescas, secas, folhas verdes, legumes, raízes,  painço, amêndoas, pistache, melaço de cana, couve-flor cru, milho verde, abobrinha sem agrotóxico, ameixa preta, banana passa, damasco, uva passa, manga seca, pêra seca, figos secos, quiabo, chuchu ralado cru (a gosma é alcalina).  Por outra Classificação, podemos dizer que são alimentos Alcalinos: 1) Frutas: Abacate, Abacaxi, Ameixa seca, Banana, Cereja Damasco (seco ou fresco), Figo, Framboesa, Frutas da estação, Goiaba, Jaca, Kiwi, Laranja,
 Limão,  Mamão, Manga,  Melancia, Melão, Mexerica, Morango, Nectarina, Passas, Passas de banana,  Pêra, Pêssego, Pinha, Pitanga, Tangerina, Uva. 2) Vegetais: Abóbora, Abobrinha, Agrião, Aipo, Alface, Alho poró, Aspargo, Batata Inglesa (c/ cas ca),  Beldroega,  Beringela,  Beterraba,  Brócolis, Caruru,  Cebola de Cabeça, Cebolinha,  Cenoura,  Chicória,  Cogumelo Shiitake,  Couve,  Couve de Bruxelas,  Couve-Flor,  Dente-de-Leão,  Ervilha Verde,  Espinafre,  Feijão-Verde,  Jiló,  Maxixe,  Mostarda,  Nabo,  Nirá,  Pepino,  Pimentão,  Quiabo,  Rabanete,  Raiz de lótus,  Repolho,  Rúcula,  Taioba,  Tomate,  Vagem,  Cereal,  Algas,  Umeboshi,  Brotos,  Painço,  Nori,  broto de alfafa,  Aveia (em grão hidra- tada),  broto de Girassol,  Kombu,  broto de feijão,  Wakame,  broto de moyashi,  Agar-Agar,  broto de lentilha,  Chlorella,  broto de trigo,  Hijiki,  todas as sementes germinadas. 

Observações: Cereais integrais, como por exemplo o arroz integral e a farinha integral etc., formam menos ácido que a farinha branca ou o arroz polido.

 A germinação das sementes é um processo alcalinizante, dessa maneira podemos melhorar a digestibilidade das leguminosas.

 O cozimento é um processo acidificante.

 O iogurte de leite desnatado e queijo tipo ricota são menos acidificantes, devido ao processo de fermentação.

Alimentos NEUTROS:  Amêndoas,  Avelã,  Azeite de oliva extra virgem,  Castanha-da-Índia,  Óleo de gergelim prensado a frio,  Pinha,  Sementes de abóbora,  Sementes de gergelim,  Sementes de girassol.

DICAS IMPORTANTES DURANTE A MANIPULAÇÃO DO ALIMENTO
Escolha verduras sem agrotóxicos
Para amornar os alimentos, prefira panelas grossas de barro. As panelas finas facilitam a perda das propriedades energéticas dos alimentos
Nunca deixe alimentos, preparados nas panelas de alumínio, ferro e aço, permanecerem por muito tempo
Use colher de pau
Use escovinha de cerdas naturais para lavar legumes
Aproveite as cascas das verduras (sem agrotóxico)
Para higienizar e descontaminar os alimentos de metais pesados e inseticidas, após lavar com bastante água mergulhar em uma bacia com água e carvão de madeira verde no mínimo por 30 minutos


A dieta das pessoas em geral acidifica cada vez mais, então, por consequência, temos pessoas mais doentes porque comem 90% do primeiro grupo (dos alimentos geradores de Acidez) e apenas 10% do segundo grupo essencialmente (Alimentos Alcalinos). A Dieta Alcalina é oposta a dieta rica em proteínas e gorduras e outras que tem pouco carboidratos e que estão em voga.

Muitas pessoas nunca ouviram falar do equilíbrio do ácido-básico, mas os terapeutas holísticos europeus, canadenses, australianos, e os americanos consideram um regime equilibrado como uma forma de manter uma saúde ótima e prevenir doenças (dieta Acidificante leva o transporte de cálcio para outros lugares).

Uma dieta desequilibrada, Ácida, que consiste em açúcar, cafeína, proteína animal e alimentos processados, tende a Acidificar o sangue e os tecidos do corpo levando por exemplo à perda da imunidade, ao câncer, a desmineralização óssea. Os sais alcalinos são perdidos pela alimentação Acidificante (sódio, potássio, cálcio, magnésio, zinco, silício, lítio) e nos colocam de frente para as doenças degenerativas e muitas ramificações  da ciência carecem dessa informação.


A dieta Alcalina serve para todos que querem atingir um excelente nível de saúde, para aqueles que não se sentem bem comendo mal, comendo muita gordura, comendo alimentos industrializados.

A Dieta Alcalina também é ideal para aqueles que levam uma vida estressante e que consomem muita proteína animal e poucos alimentos do reino vegetal.

As raízes são os mais Alcalinizantes (cozinhar em fogo muito baixo, antes de desligar (voltar no desligar) com pouca água (uns 3 dedos) em panela de vidro que não solta resíduos), também as frutas secas.

Na  Síndrome da fadiga crônica, ir eliminando as fontes tóxicas de cobre com maturidade.

Todo tumor tem em sua composição cromo e níquel (nos talheres de prata).

O zinco é antagonista do cobre, sendo que só nas castanhas, amêndoas têm o cobre saudável (orgânico) que não é tóxico. (Sentir o cheiro é força, sinal que não está anestesiado).


ALGUNS DOS SINTOMAS DE EXCESSO DE ACIDEZ:

. BAIXA ENERGIA, FADIGA CRÔNICA
. EXCESSO DE PRODUÇÃO DE MUCO (CATARRO)
. CONGESTÃO NASAL
. RESFRIADOS FREQÜENTES, GRIPES E INFECÇÕES
.A PESSOA ESTÁ CONSTANTEMENTE NERVOSA, ESTRESSADA (ACIDOSE), ANSIOSA, IRRITADA, AGITADA
. UNHAS FRACAS, CABELO SECO, PELE SECA
. FORMAÇÃO DE CISTOS, OVÁRIOS POLICÍSTICOS, CISTOS MAMÁRIOS BENIGNOS
. DORES DE CABEÇA
. DORES ARTICULARES – ARTRITE
. NEURITE
. DOR MUSCULAR
. CÂIMBRAS
. GASTRITE, INDIGESTÃO  ÁCIDA
. CÁLCULOS BILIARES (SISTEMA ACIDIFICADO QUE NÃO É TRATADO BIOQUIMICAMENTE (EQUILÍBRIO DO ÁCIDO BÁSICO).


Nossa saúde depende do correto equilíbrio entre os ácidos e alcalinos de nosso corpo.

O estomago tem que ser Ácido para digerir a proteína. O intestino delgado tem que ser alcalino para que seu processo digestivo possa ocorrer. Da mesma forma, o sangue tem que ser 80%  alcalino e 20%  ácido.

Para equilibrar nosso organismo temos que equilibrar  nosso regime alimentar comendo diariamente 80% de alimentos alcalinos e 20%  alimentos acidificantes ou acidóticos. Isso não é simplesmente uma questão do PH do alimento, mas sim o PH das cinzas do alimento após ter sido metabolizado.

Então as laranjas (e não sucos de laranja), que fora do organismo têm um PH ácido, são formadoras de ALCALINIDADE porque deixam cinzas alcalinas no final de todo o metabolismo.

Geralmente o corpo mantém reservas de álcalis que podem ser utilizadas para neutralizar o excesso de acidez. No entanto, um Excesso de alimentos formadores de acidez, causará uma  depleção  (desgaste, perda, diminuição) das reservas alcalinas citadas acima.

A falta de reservas alcalinas ou hipoalcalinidade é a causa de  reumatismo, das condições de artritismo e tantas outras doenças.

O efeito de se comer  80%  de alimentos formadores de alcalinidade e 20% de alimentos formadores de acidez, vai muito além de simplesmente melhorar a saúde  e resistência. O Excesso de Acidez, ou melhor, a Falta de Alcalinidade nos trás uma sensação de que a vida é vivida com grande esforço.

Quando se tem muita acidez no corpo, os nervos ficam a flor da pele.

Enquanto que ao equilibrarmos o regime com 80% e 20% nos trará uma sensação de continuidade ou fluidez da vida, que se leva com maior facilidade.

A acidez produz o materialismo, enquanto que a alcalinidade gera a iluminação.

Não existe doença que não tenha a ver com o ácido básico. A Acidez está no globo ocular, no olhar, Parkinson, falta de memória.


A Hiperacidez é proveniente de um estilo de vida desarmonioso, stress e uma alimentação composta com grande parte de alimentos que produzem acidez. A ingestão, na maioria, de alimentos alcalinos na dieta é um grande aliado para diminuirmos a acidez do nosso corpo e equilibrarmos os sistemas do organismo. Os alimentos Alcalinos são aqueles que criam uma condição alcalina no corpo por possuirem uma alta concentração de Na (sódio), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio) e Fe (ferro), enquanto os alimentos ricos em S (enxofre, P (fósforo), Cl (cloro) e I (iodo) são Ácidos. No laboratório pode-se medir o grau de acidez ou alcalinidade do alimento.


Dr. Lair Ribeiro. Piores e Melhores Alimentos

Dr. Lair Ribeiro, Cardiologista e Nutrólogo, explica quais são os melhores  e piores alimentos do Mundo. 

Os Piores, em ordem decrescente: 1) Refrigerantes, principalmente os de zeros calorias (porque há acréscimo de 18 substâncias químicas maléficas ao organismo); 2) Salsichas (aqui se incluindo a Mortadela, o Salmão etc.) porque são usados Nitratos para conservá-los; 3) Açúcar, tido como veneno, não sendo considerado alimento; 4) Sorvetes, porque há muito açúcar e gordura trans, e os feitos com adoçantes são piores ainda.

Os Melhores, em ordem decrescente: 1) Ovo (sem gordura), incluindo-se a gema, sendo uma inverdade que o seu consumo aumenta o colesterol, pois o que realmente aumenta colesterol é o óleo empregado para fritá-lo. O ovo somente perde para o Leite materno em razão do colostro;  2) Quinoa, sendo um cereal que possui aminoácidos essenciais que o corpo não tem condição de fabricá-los; 3) Azeite prensado a frio, extra virgem, mantido em vidro escuro, sendo recomendado em vidro claro porque oxidado e muito menos em lata, porque nesta libera metal; 4) Óleo de Coco.

Lair Ribeiro afirma que o Velho é Acidez e o Jovem é Alcalino, afirmando, ainda, que o PH do sangue é ligeiramente alcalino, ficando em 7,35 a 7,45, de modo que recomenda o consumo de água com PH igual ou acima a do sangue.


O Refrigerante,  além de outros problemas, tem PH em torno de 2,05, portanto, sendo considerado por Lair Ribeiro o pior alimento para o homem, sendo necessário, para o consumo de 1 copo de refrigerante, a ingestão de 32 copos de água da boa para equilibrar o PH. 

Lair Ribeiro recomenda que se deve tomar sol, por cerca de 30 minutos e preferencialmente por 30 minutos, e se quiser ficar muito tempo na praia, então se usa o protetor solar. Ao tomar o sol, a pele leva cerca de 2 a 3 horas para absorver a vítima (na verdade, hormônio) 'D', de modo que se for tomar banho antes desse período não se deve usar sabonete.  Chama atenção que os protetores solares em sua maioria não tem proteção para raios UVA mas apenas para UVB, sendo ideal o que tem proteção para ambos os raios.  

Assim, água ácida, sendo oxidante, ela envelhece a pessoa; se a água é alcalina, sendo antioxidante, ela rejuvenesce. Lair Ribeiro também recomenda que se tome água de Filtro de Osmose Reversa pois retira inclusive os mineiras, bem como a Água Destilada,  Água Purificada e Água Engarrafada, principalmente se de lugares distantes (Plástico em contato com sol libera substância prejudicial), sendo recomendada água de fonte não poluída. 

Lair Ribeiro considera a Frutose um veneno e a fibra o antídoto, assim, por exemplo, recomenda o consumo da laranja, mas não do suco de laranja. Esclarece que a uva, por exemplo, deve-se comer a casca e também a semente, sendo esta, preferencialmente, mastigada, não sendo recomendado o consumo do suco de uva. 

Aprenda mais sobre outros assuntos com os vídeos mais em baixo.





Caroline para Folha de Paranatinga


Nenhum comentário:

Postar um comentário