Dieta Higienista - Ataque à Obesidade e Vitalidade para Vida

Fazendo compras neste fim de ano, encontrei uma amiga de escola que não via há muitos anos. Sempre gordinha, estava magra. 

Não só magra, mas mais bonita e com aparência saudável. Elogiei e ela me contou: estava fazendo a dieta higienista. Eu já tinha ouvido falar nisso, por alto, mas não sabia direito o que era, e ganhei uma rápida explicação (que digo depois). Dois dias após este encontro, estive com uma amiga que mora na Europa, numa reunião de amigas. Ela havia emagrecido nove quilos e o marido, doze. Foi logo informando: “Agora nós somos higienistas”.


Simples coincidência ou essa é a “dieta da moda”?

Fui atrás de maiores explicações e divido aqui com vocês: a dieta higienista tem como regras a não combinação de determinados tipos de alimentos, a preferência por tudo que é cru e horários específicos para comer. O resultado seria não só emagrecimento, mas menos doenças e mais anos de vida. Os higienistas acreditam que as doenças são causadas pela alimentação inadequada – como uma intoxicação.


Abaixo, uma entrevista com Fernando Carneiro Travi, precursor desta linha de alimentação no Brasil, discípulo do médico francês Albert Mosseri, um dos papas do Higienismo no mundo.


Qual a melhor definição para o higienismo?



É um ramo da Biologia que trata da preservação e da restauração da saúde e investiga as condições sob as quais ela depende. Oficialmente surgiu em 1832 quando Sylvester Graham deu suas primeiras conferências em New York. A Higiene Natural, melhor conhecida aqui por Higienismo, surgiu como uma revolta aos métodos anticientíficos de drogar, sangrar e cortar da medicina alopática da época. A idéia da Higiene de Vida consiste em induzir a humanidade a retornar para um modo normal de vida e desistir de viver de tal maneira que construa a doença diariamente.  Sublata Causa Tollitur Effectus, que quer dizer, – Suprima a causa e o efeito desaparecerá.  Os higienistas viram, na vida incorreta, a causa real da doença, e no retorno ao modo correto de vida o verdadeiro remédio. Daí a sua máxima: “Saúde por viver saudavelmente”.


Levando em conta o lado alimentar do higienismo, que tipo de dieta deve-se seguir?


Há uma alimentação humana, assim como há uma alimentação específica para bois, cães, gatos e macacos. Não somos parentes próximos dos porcos e dos ursos (que podem comer impunemente quase tudo sem adoecer) como algumas correntes anticientíficas pretendem. Somos naturalmente ovo lacto vegetarianos e precisamos de alimentos frescos, crus, não manipulados, integrais e puros derivados de solo fértil equilibrado por uma agricultura natural. Somos dependentes de 70% de alimentos vegetais crus (frutas, verduras, legumes, nozes e similares) e de 30% de raízes e grãos acrescidos de leite e derivados e ovos. Por outro lado, há grandes diferenças entre as pessoas quanto a quantidades e a escolha de alimentos segundo seu estado de saúde, idade, e atividade – o que só pode ser determinado caso a caso.


É verdade que é melhor comer apenas entre 11h e 20h? Por que? O café da manhã não é  importante?



O nosso metabolismo é uma lei biológica imutável e eterna. Comer entre as 11h e as 20h é seguir essa lei. Durante esse período do dia estamos no máximo da fase anabólica (quando o organismo está mais apto a receber e a digerir os alimentos). Após as 20h, 21h entramos em uma fase mais intensa de catabolismo, quando o organismo descansa, substitui células, repara os danos, elimina toxinas e está parcialmente incapacitado para receber alimentos. O café da manhã é um costume “civilizado” que não tem base científica. Comer pela manhã interrompe o processo de eliminação, envelhece, intoxica e portanto, engorda. As frutas e os sucos naturais são uma opção válida e adequada para substituir café, leite, iogurte, pães e outros alimentos incompatíveis com esse momento do metabolismo.


Qual a diferença do higienismo para o vegetarianismo?


O vegetarianismo, assim como outras correntes e movimentos sociais e filosóficos, preconiza simplesmente evitar as carnes dos animais ou qualquer alimento derivado de animais sem um embasamento na ciência da saúde. Muitos vegetarianos comem muito mal e prejudicam a sua saúde tanto ou mais do que aqueles que se alimentam de tudo (infelizmente). Se empanturrar de soja, de grãos e açúcar é devastador para o organismo. Já atendi a muitos naturalistas que se prejudicam comendo frutas em demasia. O Higienismo é uma ciência da saúde comprovada e especializada, o que não o impede de ser um movimento filosófico também.


Quais os resultados mais comuns da dieta higienista, além do emagrecimento? 


Algumas pessoas, com um peso elevado emagrecerão e outras, com peso abaixo de níveis adequados para manter uma boa saúde ganharão massa muscular. O Higienismo não tem um objetivo de emagrecer uma pessoa, mas acrescentar saúde e assim curá-la e devolver o bem estar, beleza e longevidade. É importante dizer que só uma dieta adequada não é garantia de saúde.Outros fatores são necessários, porém a alimentação é, certamente, o primeiro passo para a saúde.


O brasileiro tem hábitos alimentares que o afastam muito do higienismo?


Acredito que temos tradições e condições geográficas que não nos fazem o pior entre outros países no que se refere a oferta de alimentos de qualidade. Porém, combinamos mal os alimentos. Misturamos muitos alimentos em uma única refeição. Comer com simplicidade e com moderação é o melhor conselho. Sofisticação e glutonaria conduzem a doença.


Além da alimentação, o pensamento e o comportamento influenciam de que forma nosso organismo?


Todas as coisas são importantes para conquistar a saúde que perdemos ou que nunca tivemos. Uma pessoa pode alimentar-se perfeitamente, mas pode comer sem fome, nervosa, cansada, com dores, doente, apressada, estressada. É inevitável que mesmo o alimento bom não poderá ser digerido em condições adversas, perturbadas. Tudo o que comemos perturbados, tristes, etc., transformar-se-á em veneno. As vezes um refeição menos adequada em condições ideais poderá fazer manos mal do que uma refeição em más condições. As vezes é melhor pular uma refeição e esperar a paz e a alegria para comer.


Por que as pessoas, de forma geral, têm tanta dificuldade em modificar seus hábitos alimentares?


Porque alimentar-se significa, em primeiro lugar, manter a vida. Precisamos comer para viver. Em seguida, porque poucos são aqueles que estão livres do mais comum (e natural) de todos os vícios: comer. Toda a pessoa intoxicada e adoentada terá grandes dificuldades em sair sozinha de seu vício – aquilo que a mantém doente! A grande maioria das pessoas está dominada por certos hábitos alimentares e substitui suas carências psíquicas e espirituais pelo comer. Quebrar hábitos alimentares doentios e substituí-los por hábitos saudáveis significa quase todo caminho no processo de mudar realmente uma vida pobre que constrói doença por outra vida radiante, auto suficiente livre de drogas e doutores.


Fonte: Martha Mendonça é editora-assistente de ÉPOCA no Rio de Janeiro.

Os fundamentos do higienismo

Livrar o organismo das toxinas e dos sentimentos negativos, respeitar os diferentes ciclos de digestão, suprir o corpo com alimentos naturais e saudáveis, manter-se em movimento. De maneira simplista é mais ou menos assim que funciona o higienismo, que visa o bem-estar como um todo e a busca de qualidade de vida.


Mesmo para quem quer ou precisa emagrecer, optar por shakes e sopas desidratadas, passar fome, ficar contando calorias minuciosamente, partir para o uso de inibidores de apetite ou adotar dietas mirabolantes não é saudável ou inteligente. A única coisa que funciona com segurança é a reeducação alimentar."

Os cinco princípios do higienismo:

1- Ingerir 70% dos alimentos crus
O consumo de alimentos in natura é importante porque eles são uma preciosa fonte de enzimas, fibras e líquidos. Para entender melhor, as enzimas são o princípio vital das moléculas das células e um elemento indispensável para que certas reações químicas aconteçam no nosso organismo. Elas estão presentes em frutas, verduras e legumes crus, já que são sensíveis a temperaturas acima de 80oC e, quando cozidas, morrem.
 As fibras - encontradas em abundância nesses alimentos - têm papel muito importante na eliminação de gorduras e toxinas porque agem como verdadeiras 'vassourinhas detergentes' no intestino. Já os líquidos ajudam a manter os 70% de água que há em nosso corpo (assim como no planeta) em perfeito equilíbrio. "Apenas frutas, verduras e legumes crus preenchem esse requisito de manter o teor hídrico", explica a expert Tânia Alves. Mais: as frutas e os vegetais crus auxiliam a desintoxicar as células, retardando seu envelhecimento. Daí os elogios dos adeptos do higienismo, que testemunham melhora na pele, nas unhas e nos cabelos.

 2- Não comer em excesso
Alimentar-se demais obriga o corpo a usar uma energia muito maior durante a digestão, fazendo qualquer pessoa se sentir cansada e pesada. "É preciso levantar da mesa saciado, nunca empanturrado", ensina. É bom lembrar que o higienismo inclui crenças e hábitos muitas vezes difíceis de ser incorporados numa rotina e num estilo de vida já viciados por outros comportamentos. Dessa forma, quem se interessa ou simpatiza pelo assunto precisa ter em mente que a adoção do método dificilmente acontece da noite para o dia - é um processo que deve ocorrer a seu tempo e com convicção. 
 "Algumas pessoas procuram o spa apenas para se desintoxicar. Mas a consciência de que estão se alimentando de maneira errada e vivendo sem extrair o máximo que poderiam de si e do mundo já é um bom começo, sem dúvida."

3- Evitar alimentos que produzam toxinas
Esse princípio tem a ver com a restrição de alguns alimentos responsáveis pela produção de toxinas no organismo. Acredita-se que, ao ingeri-los, a pessoa acabe 'poluindo' o corpo. Os resultados: formação de radicais livres, que favorecem o envelhecimento precoce; deficiência imunológica, que aumenta as chances de adoecer; e tendência à obesidade e doenças degenerativas como a arteriosclerose, as cardíacas e até o câncer.

4- Combinar alimentos corretamente
De acordo com o higienismo, há componentes que são incompatíveis com outros e que, quando mal combinados, dificultam o curso da digestão. Assim o organismo acaba acumulando toxinas que, cedo ou tarde, vão acabar provocando diversos desequilíbrios na saúde.

5- Respeitar as etapas do processo digestivo
Depois de escolher os alimentos corretos, é hora de aprender a comê-los de acordo com os ciclos determinados pelo higienismo. No gráfico abaixo você vai conferir que existe o momento certo para ingerir alimentos, assimilar nutrientes e eliminar resíduos...

Eliminação: das 4 as 12.
 Funções metabólicas; limpeza do organismo; momento de repouso físico, e trabalho interno.

Ingestão: das 12 as 20.
 Esse é o período ideal para a alimentação ocorrer.

Assimilação: das 20 as 4.
 Nesse período não se come, o corpo está assimilando os nutrientes do dia.

Depois de adotar o higienismo, Tânia, que dirige o SPA Maria Bonita em Nova Friburgo(RJ), nunca mais ficou doente e diz que perdeu suas últimas "gordurinhas indesejáveis". (Eis um bem vindo "efeito colateral": não há notícia de algum higienista que tenha se mantido acima do peso -e isso sem contar as calorias, pois as quantidades aqui são livres.) Outra virtude sempre citada pelos adeptos é a capacidade do higienismo de "curar"  doenças., ou melhor, deixar que o corpo as cure.
 A pedagoga Graça Aparecida Machado chegou ao consultório de Fernando Travi com um quadro múltiplo de insônia, dores de cabeça, insuficiência renal, problemas vasculares e de quebra, depressão. "A descoberta do higienismo foi minha salvação", diz ela. "Em 20 dias, só cortando carne, frituras e chocolate,já havia mudado a minha vida".

 O caso do ator Tino Teske também é eloqüente. Depois de uma cirurgia no coração, Tino vivia atormentado pelo efeito corrosivo de 30 comprimidos diários. Um ano depois de iniciar a dieta higienista, ele havia retirado todos os remédios e assombrava seus médicos com excelentes taxas de colesterol. "E o melhor é que eu descobri uma série de alimentos maravilhosos que não conhecia como o trigo germinado".

 Mas o higienismo não é tão bem visto pelas linhas de nutrição tradicionais.

 Se a abstenção da carne já é criticada pelos nutricionistas ortodoxos, imagine como lhes parece indigesta a abolição dos alimentos cozidos.

 No campo naturalista, porém, a dieta higienista é elogiada até por adeptos da macrobiótica, conhecida pela predominância de pratos cozidos.

 Marcio Bontempo, médico, autor de diversos livros sobre alimentação natural e partidário da macrobiótica, é favorável ao higienismo. "A macrobiótica que nos chegou foi criada no Japão, mas se adaptarmos o conceito ao nossoclima,a macrobiótica brasileira serámuito próxima ao higienismo".

 Eu fiz e gostei. Instigado, pedi a Fernando Travi que me passasse uma dieta de sete dias- a mesma publicada na página ao lado e que você pode experimentar em casa,no caso de se animar.

 O próprio Fernando havia dito que levara cinco anos para se firmar como higienista, devido às recaídas. Entendi bem o que ele quis dizer: Durante o teste, tive vontade de transgredir, principalmente no dia que o pessoal lá de casa pediu pizza. Mas segui firme e valeu a pena.
 A semana foi de grande bem-estar e, apesar das restrições, não senti fome - a não ser no terceiro dia, mas consegui debelar a sensação com inúmeros copos de água.
 Passei um fim de semana num clube de campo, usufruindo de outros componentes da fórmula higienista: tomei sol, respirei ar puríssimo e caminhei bastante.
 Mantive-me firme mesmo tendo participado de alguns churrascos e foundues. 
 Não passei vontade vendo o pessoal comer. Pelo contrário, ficava me perguntando por que a gente come muito mais do que precisa.

 Comendo menos, porém de forma saudável, consegui um nível de energia muito maior do que o normal e no fim de sete dias, fiquei bem animado ao subir na balança e ver que havia perdido três quilos de gorduras e toxinas acumuladas.
 Enfim, foi muito bom. Estou até com vontade de continuar e completar meu "um mês higienista". Agora até os 100 anos, não garanto nada.

Fonte: Revista Vida Simples, agosto de 2003


Higienismo: a vez dos alimentos puros

Esqueça o consumo de todos os produtos industrializados e de origem animal. Também aposente aquela bolsa de couro legítimo e o cosmético caríssimo, testado em animais, comprado com as economias do mês. Esta dieta transcende o prato: é um estilo de vida. Existem as horas específicas para comer, para assimilar e para purificar o organismo. E devem ser seguidas à risca. Os higienistas enxergam a saúde pessoal, da comunidade e do meio ambiente como inseparáveis. Herbert Shelton, médico americano e o papa do higienismo natural, repetiu por toda a vida sua ideologia: “A doença não se desenvolve sem uma causa. Existem leis que regulam a vida humana tanto quanto qualquer outro sistema ou constituição. E o homem que violenta qualquer uma das leis do seu próprio ser deve saber que, quando sofre um problema físico ou mental, isso é uma conseqüência da transgressão.” Para atingir tal pureza, os únicos alimentos que contribuem para um nível superior de saúde são as frutas e vegetais (de preferência crus), castanhas e nozes sem sal, sementes, grãos e batatas. A nutricionista do Spa Maria Bonita – único no Brasil a adotar a linha -Jacqueline Spinelli, explica que, ao cozinharmos os alimentos, nutrientes, enzimas e até a qualidade da fibra são desperdiçados. No menu da dieta higienista, não cabem sal e outros temperos: alimentos devem ser temperados com outros alimentos. O objetivo é desintoxicar o organismo “A dieta higienista fortalece o sistema imunológico (o que evita a aparição de doenças), regula o funcionamento intestinal, controla o colesterol, aumenta a qualidade da pele e do sono. Até os odores do corpo se modificam porque, como o próprio nome diz, ela é altamente desintoxicante”, diz Jacqueline Spinelli. E, de acordo com ela, embora a eliminação total das toxinas acumuladas no organismo possa levar meses, até anos, em questão de dias a pessoa já começa a sentir mais energia e disposição, além de perder gradativamente o excesso de peso. Para que o alimento seja devidamente digerido e assimilado pelo organismo, sem o perigo de fermentar ou apodrecer, os ciclos digestivos do corpo devem ser respeitados sempre: * Das 4 horas da madrugada até as 12 horas da tarde, por exemplo, os higienistas comem somente frutas, poderosos agentes de limpeza interna que não devem ser misturados com qualquer outro alimento, nem mesmo com água. Segundo eles, esse é o período de eliminação, quando o organismo elimina tudo o que não foi aproveitado no dia anterior. * Do meio dia às 20 horas, o organismo passa pelo ciclo da ingestão, fase em que se apropria dos nutrientes ingeridos. Esse momento pede que se consuma uma grande variedade de vegetais crus, além das sementes e dos grãos. * Das 20 às 4 horas, acontece o ciclo da assimilação. Esse é o período em que o organismo precisa descansar, por isso, não se deve comer nada.

Fonte: Listamedicos.com/higienismo-a-vez-dos-alimentos-puros/


Dieta higienista cardápio



Existem muitos tipos de dietas que se baseiam em diversos objetivos; tem para ganhar  peso, para ganhar massa, para perder e a dieta para limpar o organismo, dieta higienista ou dieta desintoxicante que faz com que acelere o metabolismo do organismo promovendo a queima de gordura e assim a perda de peso e conseqüentemente rápida desintoxicação. Esta dieta consiste em uma alimentação saudável que visa o bem estar e equilíbrio do organismo, do que perder peso, que se torna uma conseqüência pelo fato de alimentar-se bem e ainda é uma dieta para fazer pro resto da vida. É o melhor caminho para um organismo intoxicado de substâncias artificiais, industrializados, cheios de corantes, glúten e conservantes; é também a melhor forma para conciliar o útil ao agradável se alimentando saudavelmente, é possível alcançar um corpo “enxuto” e o organismo saudável alcançando a longevidade.

 Se baseando em um cardápio cru, orgânico e livre de agrotóxicos a dieta higienista, que foi criada no Japão, se baseia em uma reeducação alimentar mais rigorosa que conta com 70% de seus alimentos consumidos cru, já que o objetivo é consumir menos alimentos que produzam toxinas visando o bom funcionamento de cada órgão do organismo, além do consumo dos alimentos saudáveis. Esta dieta conta com a harmonização dos alimentos como, por exemplo, evitar o consumo de frutas doces e cítricas juntas. A melhor forma para livrar o organismo da intoxicação por alimentos industrializados cheios de corantes, glúten e colesterol e ainda perder peso, é uma dieta que pode ser seguida por toda a vida  fornecendo além uma fonte natural e saudável de nutrientes; evita o famoso efeito “sanfona”. Os alimentos que não são bem vindos nesta etapa de desintoxicação é a carne, leite, ovos, frituras, guloseimas, doces, enlatados, fast food, cigarro e bebida alcoólica.


Os alimentos que são liberados e muito bem vindos nesta dieta são:
 • Aveia, mel, granola, açúcar mascavo, soja e derivados, peixe, folhas verdes e escuras, arroz e macarrão desde que sejam integrais, cereais barra ou pães, frutas com casas, queijo branco, tofú, tomate, pimentões, vagem, beterraba, pimenta, azeite de oliva, cebola, alho, iogurte desnatado, suco de uva, de limão e abacaxi, leite fermentado, amêndoas, castanhas, abóbora, agrião, batatas, feijão entre outros.

Esta dieta também deve ser acompanhada por um profissional, pois é preciso redigir os horários dos alimentos de acordo com a necessidade de cada um; é preciso além de tudo harmonizar tudo o que eles podem te oferecer conforme o que você precisa ao longo dos dias, é preciso moderação também.


Fonte: Blogbrasil.com.br/dieta-higienista-cardapio/


Dieta higienista
 Os adeptos da dieta higienista - ainda pouco conhecida no Brasil - seguem três princípios básicos na alimentação: não misturar os alimentos, alimentar-se nos horários certos e comer, de preferência, alimentos crus. Elaborada na década de 1950 pelo cientista norte-americano Herbert Sheldon, a dieta higienista promete limpar o organismo, mas, ainda provoca polêmica entre nutricionistas e endocrinologistas. De acordo com a dieta higienista, é preciso combinar corretamente os alimentos para que não haja dificuldade de digestão. 
 Por isso, as proteínas não podem ser misturadas com carboidratos, ou seja, não é recomendável fazer a combinação de carne com arroz, carne com batata, carne com massas ou peixe com arroz. Além disso, proteínas de origens diferentes não devem ser misturadas como carne com laticínio (queijo) ou ovo com laticínio. Porém, há controvérsias mesmo entre os profissionais sobre a combinação de alimentos propostos por esta dieta. "O conceito de higiene é uma dieta saudável, uma alimentação sem muita gordura ou até sem carne vermelha, como a dieta vegetariana ou a macrobiótica. Mas não há nenhum fundamento científico em não combinar carboidrato com proteína", diz a nutricionista Maria Aparecida Larino. "Uma dieta saudável é a que reúne todos os nutrientes em uma refeição, pois o organismo possui substâncias para digerir todos os alimentos."

 Na opinião da nutricionista uma refeição saudável é a que inclui lipídios, proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. "O carboidrato tem a função de fornecer energia e por isso é importante para o organismo. Não adianta nada só ingerir proteína", alerta. Segundo Maria Aparecida, as pessoas que fazem este tipo de restrição alimentar poderão ter deficiências no organismo e alterações metabólicas por não estarem ingerindo os nutrientes necessários. A carne vermelha, por exemplo, é fonte de ferro e o único alimento que possui a vitamina B12. Nos grãos, também há ferro, mas o nutriente não é tão absorvido pelo organismo como o ferro da carne. "Quem segue uma dieta vegetariana, normalmente, tem que fazer uma suplementação vitamínica", explica a nutricionista.


 Em relação aos alimentos crus se deve, sempre que possível, evitar o cozimento, pois neste processo há perda de vitaminas. "Mas não é preciso necessariamente comer todos os alimentos crus. Os legumes, por exemplo, têm de ser cozidos, para não dificultar a digestão", alerta. Além disso, a nutricionista também ressalta a importância de se comer nos horários certos. Segundo ela, quando se dorme, gasta-se muita energia, que será reposta no café da manhã.


 Depois de quatro ou cinco horas, ou seja, por volta do meio-dia, o metabolismo já precisa receber mais calorias e nutrientes. "Se não se respeitar este horário, há uma baixa de glicose no organismo e a pessoa começa a ter tontura e a sentir dor de cabeça." E, quando alguém permanece mais de cinco horas sem comer, na refeição seguinte, juntará a necessidade fisiológica com a vontade de comer. "Como conseqüência, a pessoa acaba comendo em excesso, a digestão fica prejudicada e há um ganho de peso", diz.


 A mesma opinião tem a nutricionista Selva Mota Fierro, "Cada refeição deve ter um alimento de cada grupo." E explica "As gorduras e açúcares compõem os energéticos extras; os pães e cereais são os energéticos; frutas, verduras e legumes são os reguladores e leite, carne, queijo e feijão são os alimentos construtores. Mas, para não engordar, é necessário que os energéticos extras sejam consumidos com moderação", alerta.


 Segundo a nutricionista, quem quer emagrecer não precisa se preocupar em separar os alimentos. "É possível comer de tudo e emagrecer. Mas depende, por exemplo, do tipo de carboidrato que se escolhe: pode ser um pão integral ou um bolo. Quem quer emagrecer deverá escolher o alimento menos calórico", explica. Engordar significa comer mais do que gastar e para emagrecer ninguém precisa se privar de comer alguns alimentos. Se você tem vontade de comer um bombom, por exemplo, não há problema nenhum, desde que se compense o 'exagero' no dia seguinte ou nas outras refeições. "Este tipo de alimentação, em que se come todos os nutrientes em cada refeição, é uma mudança de hábito, uma reeducação alimentar para a vida inteira. E, para emagrecer, basta fazer opções inteligentes.


Fonte: Alertamedico.com.br/dietas/dieta-higienista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário